Logo da CBIC
24/04/2020

Covid-19: Ação do Seconci-DF atinge mais de 5 mil trabalhadores

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) está percorrendo canteiros de obras do Distrito Federal com equipes compostas por médicos, técnicos de enfermagem e de segurança do trabalho. A intenção é orientar as empresas sobre a prevenção e cuidados que podem afastar a contaminação pelo coronavírus (Covid-19) da construção civil e garantir a segurança e saúde dentro dos ambientes laborais.

Desde o início do projeto, foram visitados 55 canteiros, de 35 empresas, com um alcance de 5.128 trabalhadores. Até o momento, as equipes estiveram em vários locais espalhados por todas as cidades do DF: Santa Maria, São Sebastião, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Noroeste, Asa Sul e Norte, SIA e Cidade do Automóvel. As cidades que têm frentes de trabalho foram orientadas pelos profissionais da entidade.

Durante a visita, o médico conversa com os gestores, orienta sobre questões de saúde e verifica como as empresas estão agindo para prevenir a disseminação do vírus nos ambientes de trabalho. Enquanto isso, o técnico de segurança, acompanhado por um profissional da empresa solicitante, preenche um check-list e orienta sobre o que pode ser melhorado sobre o que já vem sendo feito.

“A intenção é orientar e trazer mais soluções para que as empresas estabeleçam mais mecanismos e atitudes que possam ser fundamentais na não disseminação do vírus”, explica Daniel Honda, gerente médico do Seconci-DF.

O saldo do projeto é positivo e demonstra a preocupação das empresas com mudanças significativas no dia a dia de trabalho dos operários. “Adequamos nossos refeitórios, nossas sinalizações de segurança e outros itens que foram repassados pela equipe do Seconci-DF. A presença da equipe foi de grande valia”, explica o técnico de segurança do trabalho da SVO Engenharia, Antonio Roquini Júnior.

Entre as atitudes que estão sendo realizadas pelas empresas no DF, estão:

  • Medição da temperatura dos operários nas entradas e durante o dia de trabalho;
  • Distribuição de kits de higiene contendo sabonetes, papel higiênico, água sanitária, detergente;
  • Entrega de álcool gel e máscara para utilização nos trajetos e durante o trabalho;
  • Disponibilização de lavatórios em diversos locais dos canteiros;
  • Flexibilização das jornadas (com mais de um turno);
  • Afastamento dos trabalhadores que estão nos grupos de risco;
  • Aumento dos horários de almoço, respeitando a barreira de 1,5m nas mesas;
  • Estimulação das caronas solidárias para evitar que os trabalhadores utilizem transporte público, e
  • Sinalização nas obras (com cartazes gratuitos oferecidos pelo Seconci/Sinduscon-DF).

(Com informações do Seconci-DF)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.