Logo da CBIC
08/04/2020

Covid-19: Ação de construtora protege e gera renda ao trabalhador

Em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), a construtora CRON Engenharia, associada ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), transformou a crise numa ação social para proteção e melhoria de renda dos seus trabalhadores, a partir da confecção de máscaras de tecido, em substituição à máscara cirúrgica, em falta no mercado.

“Diante da situação e buscando não dificultar ainda mais a disponibilidade do material, decidimos mobilizar as costureiras: esposas, parentes dos nossos trabalhadores, para a confecção das máscaras. A ideia é concentrar toda a produção no uso dos próprios trabalhadores e o excedente direcionar a hospitais e locais que tenham necessidade”, explica Luciano Freitas, um dos sócios da empresa.

A CRON Engenharia conta hoje com 500 funcionários atuando nas obras.

Em apenas dois dias, o projeto mobilizou sete costureiras trabalhando em pleno vapor. “O processo em si é muito rápido. Cada costureira consegue produzir uma média de 200 unidades por dia. No dia 6 de abril recebemos um lote com 3 mil máscaras. Nossos trabalhadores já estão usando e a nossa expectativa é chegarmos a 40 mil”, celebra o sócio da CRON.

A ação é um exemplo de como é possível repensar diante da crise e transformar em algo positivo. “Mais do que só proteger nossos trabalhadores, a ideia nos trouxe uma possibilidade muito maior, a de também poder complementar a renda deles. É uma forma de colaborar e mostrar o nosso cuidado com cada um que, de certa maneira, está mais exposto ao vírus”, afirma.

 

Espaço mais costureiras

A iniciativa foi tão bem aceita que a CRON Engenharia quer ir além. A empresa está recrutando mais profissionais para confeccionar as máscaras. Para que haja um padrão nas peças, a empresa disponibiliza um tutorial em vídeo às costureiras e coordena todo o processo de produção e distribuição.

 

Atividade essencial

Considerada essencial, a atividade da construção civil continua ativa no Paraná, com as empresas tomando todos os cuidados e medidas para prevenir que o vírus se espalhe e prejudique, em especial, seus trabalhadores.

“Não podemos deixar de proteger nossos funcionários, pessoas que estão contribuindo para o desenvolvimento do País, mas que estão frente a frente com a pandemia”, ressalta o presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Assis. A entidade elaborou uma cartilha com recomendações para o trabalho no canteiro de obras, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, com medidas de prevenção ao coronavírus.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.