Logo da CBIC
26/07/2021

Casos do Covid-19 seguem diminuindo nas obras em São Paulo 

Os casos confirmados de contaminação por Covid-19 nas obras do Estado de São Paulo caíram de 0,11% para 0,07% do contingente de trabalhadores, e os suspeitos declinaram de 0,30% para 0,17%. Não se registraram óbitos. Dois trabalhadores estavam em internação hospitalar.

Os dados foram apurados pela 61ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP).

Yorki Estefan, presidente interino do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, destacam a necessidade de manutenção das medidas preventivas, mesmo que os trabalhadores comecem a ser vacinados com a primeira dose ou dose única.

“Devemos orientar que a vacina diminui o risco de casos graves, mas não elimina totalmente a possibilidade de a pessoa contaminar a si ou a seus colegas e familiares. Com menos de 20% da população totalmente imunizados, cuidados como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social ainda precisarão ser mantidos”, afirmam Estefan e Ishikawa.

Nesta 61ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 584 obras, envolvendo 39.258 empregos diretos e terceirizados, de 15 a 21 de julho.

Principais resultados da 61ª Pesquisa:

  • 0,17% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,07% afastados por confirmação da doença;
  • 584 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP e realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.
  • 83% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

52ª à 56ª   

47ª à 51ª

42ª à 46ª

37ª à 41ª   

31ª à 36ª   

25ª à 30ª   

19ª à 24ª   

13ª à 18ª   

7ª à 12ª

Seis primeiras

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024