Logo da CBIC
21/08/2021

Michel Teló faz homenagem especial a mais de 2,4 milhões de trabalhadores da construção, durante DNCS

A tão esperada edição online do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) aconteceu neste sábado (21/8), com um animado show do cantor Michel Teló e ativa participação da plateia virtual, em homenagem aos mais de 2,4 milhões de trabalhadores da construção civil de todo o Brasil.

Sob o comando da atriz e comediante Maria Paula (Casseta e Planeta), a homenagem especial aos trabalhadores da construção mobilizou as entidades associadas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) das cinco regiões do país.

Foi uma tarde de comemoração em agradecimento a todos os trabalhadores que fazem o setor da construção se destacar e terem força, que não desistem nunca, que são exemplo de superação, que constroem sonhos e que são um grande orgulho para todos nós.

Gratidão aos trabalhadores do setor que constroem o Brasil

No palco da festa, em Brasília, o vice-presidente Administrativo da CBIC, Eduardo Aroeira, agradeceu aos trabalhadores do setor que tiveram a capacidade de aprender uma nova forma de trabalhar, com segurança e novos protocolos contra a Covid-19.

“Durante toda a pandemia, demos um show de trabalho e consciência”, disse Aroeira, ao parabenizar os trabalhadores que ajudaram, neste momento tão difícil, a desenvolver o país, gerando emprego e renda para a população.

Do Rio de Janeiro, a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, questionou o que seria da população e da indústria se não fossem os trabalhadores da construção civil.

“Olhando para a minha casa, cada tijolo, cada tinta, cada madeira, cada fio elétrico, cada tubo, cada conexão…, tudo o que existe na face da terra, tirando as belezas naturais, foi construído pelo nosso trabalhador”, salientou Gomes, reforçando que o Brasil está em festa para “valorizar a força do trabalhador, que constrói tudo o que o setor entrega para a sociedade”.

Emocionado, de Curitiba/PR o presidente da CBIC, José Carlos Martins, também agradeceu aos trabalhadores por tudo o que proporcionam à sociedade e à indústria da construção e a forma responsável como estão lhe dando com a pandemia. Martins reforçou que tudo o que existe nas cidades saiu das mãos e do suor do trabalhador.

“Somos uma grande família e vamos em frente sabendo que estamos todos no mesmo barco. Queremos comemorar com vocês a vida, a felicidade e tudo o que a vida pode oferecer”, frisou Martins.

Representando a força laboral, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), Altamiro Perdoná, saudou a todos os trabalhadores e trabalhadoras que não pararam durante a pandemia e que constroem com seu trabalho e sua luta a riqueza do Brasil.

“Vamos estar sempre juntos. Temos as nossas divergências internas, mas da porta para fora damos as mãos e vamos sempre lutar para a geração de emprego e renda”, mencionou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antonio de Sousa Ramalho, ao comemorar o DNCS e a homenagem do setor.

Orgulho de ser a força que constrói o Brasil

Com apoio das entidades associadas à CBIC, foram realizadas homenagens aos trabalhadores de cada uma das cinco regiões do país. Destaque para a participação do venezuelano, Franklin Tóvar, que, há quatro anos no Brasil e graças ao setor, conseguiu adquirir a sua casa própria e garantir o sustento dos seus familiares. Além de desenhos dos filhos dos trabalhadores, que demonstraram o orgulho da profissão de seus pais.

A festa também contou com homenagens dos vice-presidentes regionais da CBIC:

  • Fábio Ribeiro Nahuz – MA, vice-presidente Região Nordeste
  • Alex Carvalho – PA, vice-presidente Região Norte
  • Aristóteles Passos Costa Neto – ES, vice-presidente Região Sudeste
  • Renato de Sousa Correia – GO, vice-presidente Região Centro-Oeste
  • Marco Antonio Corsini – SC, vice-presidente Região Sul

Atendendo ao pedido do presidente José Carlos Martins, Michel Teló cantou a música “Cidadão”, além de músicas atuais e modões.

“A CBIC luta por um setor forte, por uma indústria que valorize o seu trabalhador e o perfeito equilíbrio entre capital e trabalho”, enfatizou Ana Claudia Gomes.

Sorteio de brindes

O grande sortudo do dia foi o carpinteiro Francisco Erisberge Alves Damasceno, da empresa Sigo Engenharia, do Rio de Janeiro, que ganhou uma Moto Honda.

Durante a festa, houve sorteio exclusivo para os trabalhadores, que concorreram individualmente a cada um dos seguintes prêmios, por região:

  • 01 Airfryer
  • 02 Grill elétrico
  • 02 Aspiradores de pó
  • 01 Echo dot alexia
  • 02 Churrasqueiras
  • 04 Mochilas
  • 04 Kit churrasco

Ao final, também foram sorteados nacionalmente:

  • 01 TV Smart 32”
  • 02 Vales Compras de R$ 500,00
  • 01 Vale Compra R$ 1.000,00
  • 02 Celulares Motorola G30
  • 01 Moto Honda

A rifa do vinho tinto Pera Manca 2014 proporcionou parte do dinheiro distribuído ao final.

O projeto Dia Nacional da Construção Social da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, é feito em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). O evento contou com apoio do Seconci Brasil e de todo os sindicatos e associações parceiras da CBIC, especialmente do Sinduscon-Rio, Sinduscon-MG, Sinduscon Blumenau, Sinduscon-PA, Ademi-AL, Guerdau e da Ecovita Incorporadora e Construtora, que se envolveram na compra e envio de prêmios.

Assista a íntegra do DCNS 2021 no canal da CBIC no YouTube.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.