Logo da CBIC
18/02/2021

Empresas orientam sobre manutenção dos cuidados de prevenção à Covid-19 no AM

A ‘Pesquisa Sinduscon-AM: Canteiros de obras durante a pandemia do Covid-19 no Amazonas’, realizada com informações obtidas de 12 empresas associadas referente ao ano de 2020 e começo de 2021, 33 canteiros de obras permaneceram ativos enquanto apenas 1 obra foi paralisada devido a pandemia. Sendo que a maioria das obras em andamento correspondem a capital amazonense, porém também há obras em Anori, Coari e Silves.

A pesquisa contabilizou 1.299 operários das 12 empresas ouvidas. Ao todo, 111 trabalhadores foram afastados. Ou seja, apenas 8% dos trabalhadores de todas as empresas desta pesquisa foram afastados.

O motivo que predomina é o afastamento de pessoas do grupo de risco (88%). Outros motivos como sintomas do Covid-19 (6%) e falta de serviços (6%) também aparecem na pesquisa.

A pesquisa registrou 205 casos suspeitos e 120 confirmados com Covid-19 – todos da capital amazonense. E dos 120 casos confirmados, 23 trabalhadores tiveram que ser internados. Apesar disso, a pesquisa contabilizou apenas 2 óbitos por Covid-19.

O Sinduscon-AM constatou também que todas as 12 empresas ouvidas estão distribuindo máscaras para os trabalhadores, que deverão ser utilizadas durante o transporte casa-trabalho.

As medidas de prevenção adotadas pelas empresas associadas constam em:

  • palestras informativas;
  • medição de temperatura dos funcionários na entrada e saída das empresas;
  • restrição de funcionários com sintomas ou grupo de risco;
  • disponibilização de informativos de prevenção ao coronavírus;
  • reforço de higiene (mais banheiros e disponibilização de álcool gel);
  • horários escalonados de vestiários e banheiros.

Além dessas medidas, a maioria das empresas está realizando relatórios semanais em cada canteiro de obras para averiguar se estão sendo obedecidos os protocolos sanitários orientados pelos órgãos de saúde como a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e o Ministério da Saúde (MS).

As empresas também estão orientando sobre a manutenção dos cuidados de prevenção à Covid-19 nos canteiros de obras. As orientações acontecem em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci Manaus) nos Diálogos Semais de Segurança (DDS).

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).(Com informações da Ademi-AL).

(Com informações do Sinduscon-AM)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.