Logo da CBIC
04/06/2020

Covid-19: Seconci orienta sobre procedimentos em caso de contaminação

Para enfrentar a pandemia da Covid-19, o Serviço Social da Construção (Seconci-SP) passou a disponibilizar a seus contribuintes acesso a testes rápidos para a detecção de anticorpos, a preço de custo, bem como a oferecer a contratação de profissionais de enfermagem para um trabalho de monitoramento e prevenção à doença nos canteiros de obras.

Segundo o gerente de Áreas Assistenciais da entidade, dr. Luiz Ricardo Poell, os funcionários que apresentarem sintomas da doença são afastados imediatamente do local de trabalho, e aqueles que contam com o benefício dos serviços do Seconci-SP são encaminhados para avaliação médica da entidade, composta por avaliação clínica e, após o sétimo dia do aparecimento dos sintomas, testes rápidos para diagnosticar a existência ou não de anticorpos à Covid-19.

“A aplicação dos testes rápidos nos casos suspeitos permite afastar a pessoa precocemente do local de trabalho, evitando a disseminação da doença e identificando aqueles que necessitam reavaliação para um retorno seguro ao trabalho. Os testes rápidos também abreviam o período de afastamento ao tempo mínimo para resolutividade dos sintomas de Covid-19”, explica o dr. Poell.

Aos assintomáticos são reforçadas as recomendações preventivas como:

  • higienização das mãos, dos equipamentos de proteção individual (EPIs)
  • distância de trabalho de pelo menos 1,5 m
  • uso de máscaras
  • não compartilhamento de objetos de uso comum

Devido à pandemia, também se instituiu uma nova rotina durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS) nos canteiros, quando são passadas orientações gerais e preventivas sobre o dia, especialmente aquelas relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. O DDS é feito em local aberto, onde haja maior espaçamento entre as pessoas, maior ventilação, além da divisão das equipes em grupos menores.

 

Programa SOS contribui para a prevenção do coronavírus

Durante a pandemia, o Seconci-SP criou o ‘Programa SOS – Seconci Obra com Saúde’, idealizado para garantir a implantação e a adesão às medidas de prevenção do coronavírus preconizadas para a construção civil pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.

O programa, que beneficia 9.300 trabalhadores, oferece às construtoras do Estado de São Paulo a contratação de profissionais de enfermagem em tempo integral nos canteiros de obras, visando a saúde dos funcionários e a continuidade das atividades nos canteiros.

“O programa possibilita a busca ativa dos trabalhadores sintomáticos. Os profissionais de enfermagem aferem a temperatura corporal dos trabalhadores diariamente, orientam sobre a técnica correta de higienização de mãos, verificam a distribuição de álcool em gel nos canteiros, encaminham casos suspeitos para atendimento médico e monitoram os afastamentos”, explica Gisele Batistini, gerente de Enfermagem da entidade.

Outro recurso utilizado por meio do programa é denominado Hotline, quando, em casos de trabalhadores com maior gravidade, os profissionais de enfermagem se comunicam com médicos do Seconci-SP à distância, que oferecem suporte e orientação médica.

Esta matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.