Logo da CBIC
22/04/2020

Boas práticas ajudam no combate à Covid-19 no Distrito Federal

O setor da construção civil do Distrito Federal tem realizado uma série de ações no sentido de enfrentar a pandemia do coronavírus (Covid-19) e suas consequências na capital federal. Já foram arrecadados e doados insumos para auxiliar e assegurar os profissionais da saúde e pacientes de Brasília. “Queremos valorizar o esforço daquele que, em meio à crise, não renega sua responsabilidade e vai trabalhar todo dia”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Dionyzio Klavdianos.

Numa ação conjunta, Sinduscon-DF, Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF) doaram equipamentos básicos de saúde ao Governo do Distrito Federal (GDF), beneficiando até o momento cerca de 900 servidores do DF, com 150 caixas de luvas e 150 galões de álcool gel.

A Brasal, empresa associada ao Sinduscon-DF, também anunciou a doação de R$ 2 milhões em equipamentos para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Distrito Federal. Dentre os itens estão ventiladores mecânicos, máscaras e luvas.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF), com a campanha #JuntospeloDF, arrecadou até o momento mais de R$ 280 mil, o que já viabilizou a compra de cinco ventiladores respiratórios. Duas unidades foram doadas integralmente pelas associadas Apex Engenharia e Base Empreendimentos.

As doações foram feitas em peso pela construção civil, muitas, inclusive, por funcionários das empresas. “Essa é uma ação que divulgamos em nossa rede de contatos e me emociona não só pelo rápido alcance, mas por ver todos engajados em ajudar o próximo”, ressalta Ruyter Thuin, coordenador da campanha.

O presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, reforça que a campanha continua para compra de materiais e equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde dos hospitais. “Vamos dar apoio ao governo do Distrito Federal no que precisar. Estamos analisando a possibilidade de comprar testes rápidos para Covid-19, já temos inclusive cotado a importação para aplicar nas empresas do setor produtivo. É uma ideia fantástica e estamos marcando um novo tempo”, avalia.

Já o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), preocupado com a segurança e saúde dos trabalhadores da construção civil, disponibilizou equipe formada por profissionais de Medicina e Segurança do Trabalho para orientar às empresas quanto aos cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus pelos canteiros de obras.

Um dos canteiros visitados foi o da Construtora Faenge. Segundo o gestor da empresa, Alysson Cabral, vários são os cuidados adotados, como: higienização na entrada dos canteiros com a instalação de torneiras, disponibilização de álcool em gel, higienização dos EPIs, aumento do turno do almoço, fixação de cartazes pela obra, entre outras. “A nossa preocupação com a higiene sempre existiu. Com as novas determinações, os cuidados foram redobrados para que todos estejam protegidos”, disse Alysson.

“Nosso intuito é orientar os gestores quanto aos cuidados para evitar a disseminação do coronavírus. Para isso, formulamos um check-list com condutas simples que podem reforçar os cuidados já feitos e também servir como melhoria para que os cuidados possam surtir um efeito de prevenção ainda maior”, explica o gerente de medicina do Seconci-DF, Daniel Tutida Honda.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Foto: O Liberal)

(Com informações do Sinduscon-DF, Codese-DF e Seconci-DF)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.