
CBIC Jovem, Elas Constroem e DNCS 2025 na pauta da reunião da Comissão de Responsabilidade Social (CRS)

A segunda reunião do ano da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) discutiu as ações prioritárias para 2025, com foco na valorização dos profissionais do setor e no fortalecimento das ações para fomentar uma nova geração de lideranças para a construção. Realizado de forma virtual nessa quinta-feira (15/05), o encontro contou com representantes de vários Estados e avaliou os próximos passos de projetos estratégicos como o CBIC Jovem, Dia Nacional da Construção Social (DNCS), Prêmio de Responsabilidade Social e o Elas Constroem.
Durante a reunião, foram apresentados os 24 novos integrantes do CBIC Jovem, oriundos de todas as regiões do país, que farão parte do projeto pelos próximos dois anos. A iniciativa da CRS busca formar e fomentar o protagonismo de futuras lideranças do setor e incentivar o associativismo.
Outro projeto em destaque foi o Elas Constroem, que já conta com a atuação de 15 lideranças femininas em 12 localidades brasileiras. O projeto, feito em parceria com o SENAI, tem como objetivo estruturar a entrada de mulheres na construção civil de forma planejada, considerando a realidade das empresas e as demandas específicas do mercado.
“A ideia não é apenas perguntar às mulheres quais são seus sonhos de profissão, mas entender o que o setor precisa” explicou Ana Cláudia Gomes, vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC. “Se há demanda por pintoras, eletricistas ou armadoras, a proposta é mapear essas necessidades, identificar mulheres interessadas e oferecer qualificação de forma assertiva e realista”.
Segundo ela, muitas mulheres ainda não enxergam o setor como um caminho viável de desenvolvimento profissional e é importante apresentar a construção civil como um setor que pode oferecer uma carreira estruturada e de maior crescimento. “Precisamos fazer o dever de casa. Melhorar a capacidade de atratividade do nosso setor é fundamental. A mulher já chega qualificada, com desejo de crescer, mas o setor precisa se mostrar acolhedor e promissor”, reforçou.
Além dos projetos de inclusão e formação de lideranças, a comissão discutiu os preparativos para o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), um dos principais eventos de mobilização social da CBIC, que deve contar com a colaboração de lideranças regionais. Também foi apontada a atualização do regulamento do Prêmio de Responsabilidade Social deste ano, assim como a prorrogação do prazo para a constituição do Conselho de Ética das associadas para agostoe a apresentação do Termo de Adesão ao Código de Ética da CBIC.