Logo da CBIC
18/08/2018

CBIC abre oficialmente o Dia Nacional da Construção Social de 2018 

O sábado amanheceu em festa para a construção civil de todo o Brasil com o Dia Nacional da Construção Social (DCNS) de 2018. Unidos numa grande corrente para mostrar a importância da integração dos empresários com os trabalhadores do setor, o maior evento de responsabilidade social do setor da construção resultou, na manhã deste dia, em mais de 33 mil atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Até o momento, das 26 localidades, Belém (PA) prestou o maior número de atendimentos (7 mil) a cerca de 7 mil trabalhadores e familiares, conforme quadros abaixo. A iniciativa deste ano leva para todo o País a campanha O Futuro dos Nossos Filhos.

Na abertura oficial da maior ação social do setor, em Belo Horizonte (MG), o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, destacou a relevância do Dia Nacional, principalmente pelas pessoas de Minas Gerais que contribuíram ao longo do tempo para o desenvolvimento da construção civil. Com a presença de Ângela Maria Starling, o executivo fez uma homenagem a Paulo Simão (in memorian), que quando presidente da CBIC idealizou o DNCS. “Uma homenagem especial ao Paulo, que com toda a sua sensibilidade e um lado de busca de aproximação dos empresários com os trabalhadores, criou esse dia”, destacou Martins. A solenidade de abertura também contou com a presença do presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, e da gestora dos Projetos de Infraestrutura da CBIC, Denise Soares.

Trabalhadores da construção aproveitam o #DNCS2018 em 26 localidades do País 

O sábado começou com muita animação no Dia Nacional da Construção Social (DNCS) em Belo Horizonte. Nas primeiras horas da manhã, mais de 200 trabalhadores da construção civil e seus familiares já estavam no clube, aproveitando as atividades oferecidas pelo evento, divididas nas áreas de saúde, lazer e cidadania. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e o diretor regional do Senai e superintendente regional do Sesi, Cláudio Marcassa, além de membros da diretoria das entidades organizadoras em Minas também estão presentes no evento.

“O evento é extremamente importante porque reforçamos em nossos funcionários a importância dos cuidados com a saúde e a segurança do trabalho, além de ser um momento para que eles façam isso junto com os filhos!”, destaca a presidente do Seconci-MG, Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallem, sobre a importância do Dia Nacional para reunir a família.

Pensamento compartilhado também pelo vice-presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior. “Os nossos operários são as pessoas mais importantes da construção, são parte integrante das nossas empresas e temos que valorizá-los cada vez mais. Muitos deles são pessoas que estão conosco há 10 ou 15 anos lutando para que a engenharia nacional se fortaleça e, por isso, merecem esse dia!”, diz.

Após receberem um lanche de boas-vindas, os participantes tiveram acesso a diversos serviços oferecidos pelas entidades e por seus parceiros. Em 2018, o tema do evento é “O Futuro dos Nossos Filhos”. Pensando nisso, o #DNCS2018 conta com uma área toda dedicada às crianças, e com atividades que estimulam a interação com os pais. Crianças puderam ouvir histórias no Cantinho da Leitura, enquanto escolhiam livros para ler no evento e para levar para casa. A ideia é incentivar o hábito da leitura nos mais jovens, e trazer de volta esse prazer aos mais velhos. Estão sendo disponibilizados mais de 500 exemplares no evento, arrecadados por meio de doações solicitadas pelas entidades realizadoras do evento em BH.

O colaborador da construtora AGS, João Batista, conta que participa do Dia Nacional todos os anos e que aproveitou a oportunidade para levar seis livros para casa. “Eu gosto muito de ler, principalmente, romances como do escritor Nicholas Sparks, que é muito bom!”, conta.

No mesmo espaço da biblioteca, crianças e jovens podem ter contato com dois robôs: um, que resolve labirintos, e outro, que resolve cubos mágicos. Há também uma área para desenho e para brincadeiras mais lúdicas, com bolinhas de sabão, pintura e cubos mágicos.

O dia é também uma oportunidade de cuidar da saúde: é possível realizar aferição da pressão, exame de palpação das mamas, exames rápidos de Hepatite C e Sífilis e teste de acuidade visual. Também estão sendo oferecidas informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sobre o câncer de mama. Na Unidade Móvel Odontológica, quem estiver aproveitando o evento pode fazer uma limpeza de dentes completa. Foi o caso do funcionário da construtora Terrazzas, Hildebrando Anastácio Vieira, que aguardava o atendimento odontológico. Ele conta que é o terceiro ano que participa do evento e faz questão de trazer a esposa e os filhos. “É um momento que a gente tem para descontrair, de lazer, de reunir a família e ver novidades!”, fala.

A Segurança do Trabalho também é um dos focos do evento em Belo Horizonte, contando com duas atividades interativas sobre o tema. Em um deles, a Roleta da Segurança, o outro é um tapete interativo, no qual são simuladas as sensações de insegurança provocadas pela mistura de álcool e drogas com o ambiente de trabalho. Além disso, também há uma exposição de bonecos feitos com pás, carrinho de mão, baldes, equipamentos de proteção e outros materiais relacionados à construção. Esses personagens fazem parte do projeto “Arte no Canteiro” e é possível conhecer mais sobre a peça e sobre a Segurança de Trabalho em si através de CDs e gibis temáticos, distribuídos aos presentes.

Quem quer aprender uma técnica nova pode se aventurar na oficina de artesanato. Neste ano, os participantes estão fazendo caixas forradas. Bem perto dalí, também é possível cuidar do visual. Trabalhadores e seus familiares podem cortar o cabelo, fazer a sobrancelha ou a barba e pintar as unhas.

Em BH, o #DNCS2018 var até as 15h30 – ainda tem muita coisa para acontecer. Fique de olho nos informativos da Cbic e não perca nenhum detalhe dessa grande festa do trabalhador.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Julho, 2024