Logo da CBIC
21/07/2021

SIT: Construção é a locomotiva para o crescimento econômico sustentável

Com cerca de 900 inscritos, teve início virtualmente nesta quarta-feira (21/7) o “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, com o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021) sobre o tema “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a Construção e para o Brasil”.

Já na abertura do evento, o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, apontou o respeito da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia (SIT/ME) pelo pujante setor. “A construção é a locomotiva para o crescimento econômico sustentável e para a geração de emprego e renda”, disse.

As ações da CANPAT Construção visam conferir aos trabalhadores do setor um ambiente de trabalho seguro, sadio e, por consequência, produtivo para as empresas e para o país, segundo destacou o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, na abertura do evento.

Nas edições anteriores da CANPAT Construção, as ações regionais realizadas junto aos Sinduscons e Seconcis alcançaram diretamente 30 mil trabalhadores e mais de 1.500 empresas, multiplicadores da mensagem de disseminação da cultura prevencionista.

“Com o mesmo tema da CANPAT 2021, do governo federal, o objetivo é mostrar para a sociedade qual o valor de se investir em segurança e saúde no trabalho nas empresas, como forma de garantir um bom ambiente de trabalho para os trabalhadores da indústria da construção”, salientou Guedes.


Em mensagem encaminhada diretamente aos participantes, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforçou os bons resultados obtidos até o momento com a parceria entre a CBIC, os Seconcis, o Sesi e a SIT/ME para melhorar a vida do trabalhador do setor da construção.

“O cuidado com a saúde do trabalhador é o ponto básico de toda a nossa estratégia, de todo o nosso objetivo, do valor principal que é o ser humano. O evento vem coroar esse trabalho de aproximação, de busca de boas práticas”, disse Martins.

“Obra segura é obra produtiva. Todos ganham: trabalhadores, empregadores e a sociedade como um todo. Investir em prevenção não é custo é investimento”, reforçou Guedes.

Parcerias da construção civil em SST

O diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), Paulo Mol Junior, destacou a atuação do Sesi na parceria com o setor da construção na área de segurança e saúde do trabalhador, com destaque para as ações realizadas durante a pandemia do novo coronavírus, bem como ressaltou a importância da utilização de recursos remotos, como a telemedicina e a realização de treinamento em EADs para oferecer ganho de produtividade para o processo produtivo e para as questões de segurança e saúde no trabalho.

Dentre elas: definição de protocolos de segurança contra a Covid-19, Boletim Sesi Covid-19 para disseminar informações à classe trabalhadora, utilização da equipe para adequação do ambiente de trabalho à nova modalidade e apoio à campanha de vacinação dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

“Temos um único objetivo que é fazer com que os trabalhadores sejam mais produtivos e mais saudáveis. Que eles possam ir para os postos de trabalho e voltar para suas casas, saudáveis seguros e felizes, construindo um país melhor para todos nós”, mencionou.

O presidente do Seconci-Brasil, Antonio Carlos Sagueiro, salientou os desafios enfrentados pelos Seconcis na promoção da melhoria das condições de vida e de saúde do trabalhador e no auxílio às empresas no desenvolvimento dos seus programas ocupacionais. “Seconci é excelência técnica em segurança e saúde no trabalho”, disse.

Durante a pandemia, os Seconcis têm atuado fortemente na orientação das empresas para a proteção dos seus trabalhadores, para que eles possam continuar o trabalho, já que a atividade é considerada essencial, e retornar às suas casas com saúde.

Ao destacar a atuação da fiscalização junto ao setor da construção nas dimensões normativa, fiscalizadora e preventiva, com orientações e campanhas, o Subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, informou que de 4 a 8 de outubro será realizada a Semana CAPAT Construção 2021, dentro da CANPAT 2021. A ação nacional visa a conscientização da prevenção de acidentes de trabalho na construção civil.

Diálogos Setoriais aplicáveis ao setor da construção civil

O auditor fiscal e chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná (SRTb/PR), Rubens Patruni Filho, apresentou dados de acidentes formais na construção e as ideias de atuação da fiscalização do trabalho às ações ligadas ao setor.

Segundo Rubens Filho, as principais causas de óbitos na indústria da construção em 2021 foram relacionadas ao aprisionamento, queda, impacto e choque elétrico. Já as maiores autuações ao longo de 2021 se referem à proteção coletiva contra queda, sistema guarda corpo e roda pé em andaime, abertura de piso e ao treinamento.

Fernando Guedes chamou atenção para o fato de que, há cerca de 2,4 milhões trabalhadores formais na indústria da construção (Caged), e existem ainda próximo de 5 milhões que são informais.

“Pela PNAD Contínua, temos em torno de 7 milhões de pessoas que atuam no setor da construção. Ou seja, uma diferença de quase 5 milhões de pessoas que não estão formalizadas e influenciam os dados de acidentes no trabalho. Por isso, a necessidade das ações setoriais que estão sendo inauguradas nesta quarta-feira (21/7) com a Fiscalização do Trabalho para compartilhamento e entendimento dos números do setor produtivo para que as ações possam ser tomadas de forma mais efetiva”, enfatizou o presidente da CPRT.

Além disso, o executivo reforçou que o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) é uma revolução na implementação da cultura prevencionista dentro das empresas. “Haverá uma Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho pela primeira vez, desde a implementação das primeiras normas de segurança em 1978. Trabalhar com gestão é mudar a cultura. É sair do checklist e passar para a definição e planejamento, organização e governança da realidade’.

Boas práticas do Sesi para a Indústria da Construção

O gerente de SST do Sesi-DN, Dernival Barreto Medrado Neto, abordou as ações do Sesi em relação à construção civil e o apoio para implementação desses programas e serviços que ajuda as empresas do setor a implementarem medidas prevencionistas, bem como ações contra a Covid-19.

Dentre as ações contra a Covid-19, destaque para o apoio à Secretaria de Saúde na vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da indústria e população em geral em 14 estados e o DF, fora as vacinas da H1N1 e a Gestão em SST – Sesi Viva+. Citou ainda a criação do Sesi_Indústria (Instagram), focado em SST

O Seconci e a construção civil

Já o presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, apresentou as ações do Seconci-Brasil em benefício do trabalhador do setor da construção durante a pandemia da Covid-19, que conta com o suporte dos 15 Seconcis atuantes em 28 cidades, presentes em oito estados e no Distrito Federal, com profissionais na área de medicina e saúde no trabalho.

Ishikawa destacou também a colaboração dos profissionais dos Serviços Sociais da Construção na formalização da NR-18 e, dentro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), das NBRs de Guarda-corpo, Rede de proteção e Andaimes.

Além de ações da CANPAT Construção, os profissionais também têm trabalhado na realização de palestras para divulgação das NRs 18, 01, 05, 10, 12, 17 e 35 e colaborando com a elaboração de itens para complementar a Cipa na construção, anexo da NR-05.

Não podemos baixar a guarda

“Prova da excelência e do alcance do trabalho – que em nenhum outro setor da economia tem – o Seconci teve papel fundamental, junto com as entidades do setor e o Sesi, na prevenção da contaminação da Covid-19 no país a fora”, sublinhou Guedes, reforçando a importância do setor não baixar a guarda. “Não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar praticando as medidas de prevenção, usando máscaras, mantendo o distanciamento social e lavando as mãos para a contenção da contaminação”, disse.

O “VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção será retomado virtualmente amanhã (22/7), às 9h, com o Seminário Técnico sobre a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18), organizado conjuntamente pelo Seconci Brasil e Seconci-SP, o evento contará com a participação de autores fiscais do trabalho que tiveram papel importante e técnicos de renomes. Uma excelente oportunidade de atualização sobre o tema. Inscreva-se e participe!

Em interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Sesi Nacional, o encontro conta, desde a sua primeira edição, com a parceria do Seconci Brasil e da Fiscalização do Trabalho.

Acesse as apresentações.

Assista a íntegra do primeiro dia do Encontro Nacional de SST na Indústria da Construção.

COMPARTILHE!