Logo da CBIC
26/09/2019

Setor da construção discute programa nacional de gestão de SST

Em concorrido painel do Encontro Nacional dos Seconcis (Ense), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou nesta quinta-feira (26), em Brasília, aos representantes dos Seconcis de todas as regiões do País a estrutura de uma proposta de ‘Programa de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) nos Canteiros de Obras’.  O evento integra o projeto 9 do convênio com o Serviço Social da Indústria (Sesi). A estrutura do projeto foi apresentada pelo consultor da CBIC e especialista em SST, Hugo Sefrian Peinado, e visa a autorregulação de SST no setor da construção, como uma gestão eficiente nos canteiros de obras de edificações. “Não queremos ser reféns, mas protagonistas, por isso precisamos implementar formas de autorregulação. O setor sai na frente na iniciativa de buscar a continuidade da redução do número de acidentes. E essa busca tem que ser por nós mesmos”, menciona o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

“A expectativa é ter algo palpável e mensurável para mostrar ao governo e à sociedade o que o setor da construção, por meio das suas entidades representativas e de assistência social, faz de diferente”, ressalta o vice-presidente da área de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

“A proposta é alavancar a imagem do setor organizado da construção, mostrando suas iniciativas na área de Segurança e Saúde no Trabalho, que contribuem para a redução de acidentes e preservação de vidas”, reforça José Carlos Martins, que enxerga na iniciativa uma grande oportunidade para mostrar a magnitude do serviço assistencial do Seconci.

O presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, destacou a importância do setor mostrar as boas iniciativas desenvolvidas em prol dos seus trabalhadores e que a imagem da construção é muito contaminada pela informalidade.

Por sugestão do presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, as boas práticas de gestão adotadas pelos Seconcis no país serão compiladas e repassadas à CBIC para dar andamento ao desenvolvimento do projeto.

Participantes do painel da tarde doa dia 26/09 do Ense 2019 (Crédito: PH Freitas)

Promovido pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) e pelo Seconci Brasil, o Encontro Nacional de Seconcis (Ense) reúne até amanhã (27), em Brasília, dirigentes e corpo técnico dos Seconcis para debates, palestras e troca de experiências.

A edição 2019 do Ense conta, entre outros, com o apoio institucional:

  • Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-DF)
  • Sindicato dos Trabalhadores da Construção (Sticombe)
  • Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF)

 

Acordo de cooperação técnica apoia ações de SST na indústria da construção

Assinatura do acordo de cooperação técnica entre CBIC e Seconci Brasil (Crédito: PH Freitas)

Durante o painel do Ense, os presidentes José Carlos Martins (CBIC) e Antonio Carlos Salgueiro (Seconci Brasil) também assinaram acordo de cooperação técnica entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Associação dos Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil dos Estados do Brasil (Seconci Brasil), que visa apoiar as ações relativas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para a Indústria da Construção.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.