Logo da CBIC
10/10/2018

Setor da construção comemora Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas

Instituído pela Lei Federal nº 12.645/2012, o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas está sendo comemorado nesta quarta-feira, 10 de outubro, em todo o País, com destaque para ações do Ministério do Trabalho no ambiente escolar dos estados de São Paulo, Maranhão, Paraná e Mato Grosso, e do setor da construção, em Santa Catarina. “A escola pode ser uma importante ferramenta na disseminação da cultura de prevenção de acidentes e uma oportunidade para falar sobre promoção de segurança e saúde com crianças e jovens”, destaca o presidente da Comissão de Política de Relações do Trabalho (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, completando que “as incitativas, tanto do Ministério do Trabalho quanto do setor da construção, por meio do Sinduscon de Chapecó, são muito positivas, uma vez que visam disseminar a ideia de prevenção desde o início da vida social da criança e do jovem”.

Segundo dados da Previdência Social, o número de acidentes de trabalho registrados no Brasil aumentou de 709.474 casos em 2010 para 711.164 em 2011. Na composição desses números há um enorme contingente de óbitos (2.884 registrados em 2011) e aumento na incidência de casos envolvendo pessoas de até 19 anos (passou de 22.971 em 2010 para 23.850 em 2011, aproximadamente 66 casos por dia). Esses dados, por si só, mostram o quanto é importante que a problemática da segurança e saúde do trabalhador não se restrinja ao mundo do trabalho, mas passe a ser incorporada o mais cedo possível no cotidiano dos alunos.

Segurança e saúde nas escolas

A iniciativa da Secretaria de Inspeção do Trabalho integra a Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho (CANPAT) do Ministério do Trabalho e busca possibilitar a realização de uma aula básica sobre segurança e saúde nas escolas. O objetivo é fornecer às crianças, aos adolescentes e aos jovens noções básicas sobre riscos existentes na escola, em casa e no trabalho, estimulando o debate e auxiliando na adoção de uma postura crítica de todos em questões que envolvem prevenção de acidentes e doenças.

Para a ação de hoje do governo, segundo o auditor fiscal do Trabalho, da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, José Almeida Martins de Jesus Júnior, houve uma articulação junto ao Conselho de Secretaria Estadual de Educação e à União Nacional de Educação. Foi preparado um plano de aula resumido para as escolas e algumas orientações, bem como animação para dar suporte à aula, voltada a situações que os alunos vivenciam em casa, no deslocamento e na escola, que podem ser conferidos, clicando aqui. Além disso, houve concurso de desenho de frase e redação para os alunos dos ensinos fundamentais I e II e médio.

De acordo com José Almeida, esse é o início de um grande processo. “A ação mais importante que a gente pode fazer – na questão de prevenção de acidentes – é colocar uma semente na ‘cabeça’ das crianças e jovens para que, quando ficarem adultos, assimilem mais facilmente os conceitos”, destacou, lembrando que eles serão os futuros trabalhadores e empreendedores do País.

Todo o material da campanha deste ano está disponível no site da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit), da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, e pode ser acessado, clicando aqui.

Clicando a seguir também é possível acessar aos vídeos elaborados para as aulas do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Ação do setor da construção

Pioneiro no setor da construção, o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste Catarinense (Sinduscon/Oeste) realiza desde abril deste ano o “Sinduscon na Escola”, nas escolas públicas do município de Chapecó, em Santa Catarina. Pelo projeto são ministradas palestras sobre Saúde e Segurança do Trabalho na construção civil aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Ministério Público do Trabalho, além da Unochapecó, Fiesc e Rotary Clube Chapecó Sul Centenário. Seu objetivo é contribuir para formar cidadãos mais conscientes com relação à segurança nas atividades da construção civil a partir da transmissão de informações que permitam ampliar o conhecimento e identificar a necessidade de práticas prevencionistas no local de trabalho.

“São ministradas palestras sobre a importância da saúde e segurança do trabalho na construção civil e as principais causas de acidentes no setor: soterramento, choque elétrico e quedas de altura”, destaca Vilmar Roque Pereira, secretário executivo do Sinduscon/Oeste e coordenador da ação. “O projeto é piloto nas escolas públicas, mas já há previsão de expandi-lo para as escolas particulares a partir do próximo ano”, destaca Vilmar Pereira, já comentando o interesse de cidades do Estado em também executar o projeto. Conheça mais, clicando aqui.

COMPARTILHE!