Logo da CBIC
01/02/2018

Seminário Regional – Edificar o Trabalho esclarece dúvidas sobre a Reforma Trabalhista em Belém (PA)

Um público de aproximadamente 150 pessoas, entre empresários, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho e trabalhadores do setor da construção, participou nesta quinta-feira (01/02), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), do Seminário Regional – Edificar o Trabalho, que integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes da Indústria da Construção (CANPAT Construção 2017/2018).

Os advogados especialistas Larissa Leston, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato Romano, consultor da CBIC, e o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, esclareceram dúvidas sobre a Reforma Trabalhista, no que se refere à jornada de trabalho, remuneração, rescisão do contrato de trabalho, formas de contratação, negociado sobre o legislado, representação dos trabalhadores na empresa e financiamento das atividades sindicais.

“Como o negociado prevalece sobre o legislado, é importante ter em mente que o debate não acabou”, ressaltou o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, lembrando a importância da convenção coletiva. “A convenção coletiva de trabalho não acabou e nem perdeu a sua função. Pelo contrário, ela traz os parâmetros mínimos de atuação das empresas dentro da base territorial, que é muito importante para os benefícios dos trabalhadores”.

“A Reforma Trabalhista não prejudica o trabalhador e nem o empregador, como propagado. Ela é um marco e trouxe muitos ganhos”, esclareceu Larissa Leston.

“A lei trouxe uma questão importante que é a mudança de paradigma de que o Estado resolve tudo. A gente tem que entender que um especialista pode resolver de forma mais eficiente”, disse Renato Romano.

De iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a realização do Sinduscon-PA, Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), e do Sesi Nacional, o evento mais uma vez alcançou o seu papel não apenas de disseminar aos empresários e trabalhadores do setor da construção dados sobre condições que levam a acidentes e doenças do trabalho, suas consequências e a quantidade de ocorrências, mas também o de apresentar as boas práticas desenvolvidas pelo setor da construção em todo o país em prol do trabalhador.

Confira mais informações sobre a CANPAT Construção em Belém, no CBIC Mais do dia 2 de fevereiro.

COMPARTILHE!