Logo da CBIC
16/12/2021

CBIC esclarece dúvidas sobre aplicação da CIPA a partir de janeiro/2022

Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Sesi-DN e apoio do Seconci-Brasil, realizou nesta quinta-feira (16/12) um importante painel técnico sobre a nova NR-5 | CIPA na Construção, com foco nas novidades e nos impactos da norma para o setor, que entra em vigor no dia 03/01/2022.

Confira a transmissão online, no canal da entidade no YouTube.

Para o presidente do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Haruo Ishikawa, o painel foi mais uma oportunidade para os empresários e profissionais do setor da construção entenderem as principais mudanças na constituição e funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na construção, aprovada pela Portaria nº 422/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência, e do Anexo I – CIPA da Indústria da Construção.

CIPA, anjo da guarda das empresas

Ao apontar as principais alterações da Nova NR-05 e seu dimensionamento na indústria da construção, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo (Feticom-SP) e membro da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), Robinson Leme, salientou que a NR-05 traz maior segurança jurídica para as organizações e para os trabalhadores.

Elo importante para a melhoria contínua da gestão de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho, Robinson Leme define a CIPA como anjo da guarda das empresas. Segundo ele, ela agora ganha ainda mais importância em razão da sua conexão com a NR-01 e a exigência em relação ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Ao apontar as principais alterações da Nova NR-05, referentes aos itens CIPA das organizações contratadas para prestação de serviços e Anexo I – CIPA da Indústria da Construção, o representante dos trabalhadores destaca que o dimensionamento da CIPA passa a ser de 20 trabalhadores e que não é mais obrigatório o Mapa de Riscos para registrar a percepção dos riscos pelos trabalhadores.

Sob o olhar da fiscalização, o auditor fiscal do Trabalho, Antonio Pereira, salientou pontos de melhoria do Anexo I da NR-5:

  • Quadro mais objetivo
  • Definição do que é término da obra
  • Envolvimento do sindicato laboral com a comunicação da Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO)
  • CIPA centralizada para os prestadores de serviço
  • Melhor articulação entre contratantes e contratadas

Além disso, o auditor Antonio Pereira mencionou que, a partir de janeiro, as obras com até 180 dias de duração estarão dispensadas da constituição da CIPA. A comunicação Prévia de Obra deverá ser enviada ao sindicato dos trabalhadores da categoria preponderante do local, no prazo máximo de 10 dias, a partir de seu registro eletrônico no SCPO.

“Estamos nos aproximando de um grande divisor de águas de toda a normatização do Brasil, que é a alteração de várias questões a partir do dia 3 de janeiro”, reforçou a gerente de Segurança do Seconci-MG, Andreia Kaucher.

“A CIPA vai passar por um processo de grande valorização”, disse, enfatizando que a NR-01 (treinamentos e capacitações) vai intensificar a necessidade da participação dos trabalhadores na discussão dos riscos e dos perigos do ambiente de trabalho.

Atenção para a vigência das novas NRs

A Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC lembra aos empresários da indústria da construção de que várias Normas Regulamentadoras (NRs), extremamente importantes para o setor, entrarão em vigor no início de janeiro de 2022, especialmente a NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e a CIPA.

Para que todos estejam preparados para esse novo momento, a CPRT/CBIC vem realizando ao longo deste ano lives sobre a Nova NR-18,  aulão de PGR, e Painéis Técnicos de SST sobre as demais Normas alteradas. Todos os vídeos que foram realizados na Semana CANPAT Construção 2021 e também no Seminário Técnico de SST realizado em julho deste ano, podem ser revistos no canal da entidade no Youtube. Acesse e se atualize.

NR – 05

NR – 5 CIPA

NR – 18

Seminário Técnico da NR-18 – ManhãSeminário Técnico da NR-18 – Tarde

Semana CANPAT Construção Debate a Nova NR-18

PGR

Semana CANPAT Construção – Aulão PGR com ênfase na NR-18

Seminário Técnico GRO e PGR – Parte 1

Seminário Técnico GRO e PGR – Parte 2

NR – 7

Nova NR 7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

GRO e PGR – Painel da CBIC com AFT Rodrigo Vaz

Nova NR 7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

O assunto tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.