Logo da CBIC
13/08/2021

Importância da transformação digital na construção é reforçada no FNNIC

No segundo dia do Fórum Norte-Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizado nesta sexta-feira (13/8), de forma híbrida, em Maceió (AL), o presidente da Associação Nordeste Forte e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, defendeu uma estrutura ágil, via plataforma de Inteligência Artificial (IA), para a transformação digital na construção, na linha do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O evento da manhã contou com as presenças do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e do senador Zequinha Marinho (PSC/PA), entre outros representantes da entidade e dos 16 estados do Norte e Nordeste do país, além de:

  • Marcos Holanda, presidente do FNNIC
  • Alfredo Brêda, presidente do Sinduscon-AL
  • Marcelo Raposo, presidente da Ademi-AL
  • Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da CPRT/CBIC

Com o lema “Conhecer para cooperar, cooperar para desenvolver”, o banco de dados do observatório dispõe de informações oficiais de 5.570 municípios do país, referentes, entre outros, a número e tipos de emprego, salário, área de trabalho e IDH.

Ao apresentar cases de vários setores econômicos, o dirigente propôs a realização de um trabalho de IA na construção civil.

Segundo Cavalcante, com a transformação digital do setor, a Caixa poderia, por exemplo, ter uma central com cinco a seis pessoas, numa sala fechada, acompanhando as obras por meio de um drone. Ontem (12/8), o FNNIC já assinou com a Fiec um termo de cooperação com o Observatório.

Na avaliação do presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, o ‘Chico’ (robô do Observatório) conseguiria sistematizar e mostrar com clareza qual o peso do público-alvo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é de até R$ 7 mil de renda, em cada região e em cada estado do país, para tentar entender o porquê do orçamento não ser aplicado.

“O ‘Chico’ conseguiria materializar tudo o que a gente quer sobre o FGTS e a importância de resolver a questão do Casa Verde e Amarela para resolver o problema do Norte e Nordeste”, completou Carlos Henrique Passos.

Oportunidade de Negócios

Ricardo Cavalcante também destacou aos membros do FNNIC a oportunidade regional com o Hidrogênio Verde, que pode dobrar o PIB do Nordeste em 4 anos.

O dirigente ressaltou que o Ceará tem quatro empresas multinacionais e R$ 100 bilhões para serem investidos nos próximos quatro anos – 80% de produção de energia eólica e solar,

“O Nordeste tem capacidade de ventos fortes à noite e sol durante o dia”, mencionou, ao destacar que a energia será exportada em forma de amônia.

Assista ao evento na íntegra e saiba mais detalhes!

O FNNIC será retomado às 14h30, com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP/PA) e do secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo Eduardo dos Santos, para tratar dos avanços e gargalos para a evolução do Casa Verde e Amarela. Confira!

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

SAIBA MAIS

CBIC inaugura reunião itinerante do Conselho em Maceió/AL

Durante o FNNIC, ministro do MDR anuncia novas ações para o Casa Verde e Amarela

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.