Logo da CBIC
13/08/2021

Importância da transformação digital na construção é reforçada no FNNIC

No segundo dia do Fórum Norte-Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizado nesta sexta-feira (13/8), de forma híbrida, em Maceió (AL), o presidente da Associação Nordeste Forte e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, defendeu uma estrutura ágil, via plataforma de Inteligência Artificial (IA), para a transformação digital na construção, na linha do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O evento da manhã contou com as presenças do presidente da CBIC, José Carlos Martins, e do senador Zequinha Marinho (PSC/PA), entre outros representantes da entidade e dos 16 estados do Norte e Nordeste do país, além de:

  • Marcos Holanda, presidente do FNNIC
  • Alfredo Brêda, presidente do Sinduscon-AL
  • Marcelo Raposo, presidente da Ademi-AL
  • Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da CPRT/CBIC

Com o lema “Conhecer para cooperar, cooperar para desenvolver”, o banco de dados do observatório dispõe de informações oficiais de 5.570 municípios do país, referentes, entre outros, a número e tipos de emprego, salário, área de trabalho e IDH.

Ao apresentar cases de vários setores econômicos, o dirigente propôs a realização de um trabalho de IA na construção civil.

Segundo Cavalcante, com a transformação digital do setor, a Caixa poderia, por exemplo, ter uma central com cinco a seis pessoas, numa sala fechada, acompanhando as obras por meio de um drone. Ontem (12/8), o FNNIC já assinou com a Fiec um termo de cooperação com o Observatório.

Na avaliação do presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique de Oliveira Passos, o ‘Chico’ (robô do Observatório) conseguiria sistematizar e mostrar com clareza qual o peso do público-alvo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que é de até R$ 7 mil de renda, em cada região e em cada estado do país, para tentar entender o porquê do orçamento não ser aplicado.

“O ‘Chico’ conseguiria materializar tudo o que a gente quer sobre o FGTS e a importância de resolver a questão do Casa Verde e Amarela para resolver o problema do Norte e Nordeste”, completou Carlos Henrique Passos.

Oportunidade de Negócios

Ricardo Cavalcante também destacou aos membros do FNNIC a oportunidade regional com o Hidrogênio Verde, que pode dobrar o PIB do Nordeste em 4 anos.

O dirigente ressaltou que o Ceará tem quatro empresas multinacionais e R$ 100 bilhões para serem investidos nos próximos quatro anos – 80% de produção de energia eólica e solar,

“O Nordeste tem capacidade de ventos fortes à noite e sol durante o dia”, mencionou, ao destacar que a energia será exportada em forma de amônia.

Assista ao evento na íntegra e saiba mais detalhes!

O FNNIC será retomado às 14h30, com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP/PA) e do secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo Eduardo dos Santos, para tratar dos avanços e gargalos para a evolução do Casa Verde e Amarela. Confira!

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

SAIBA MAIS

CBIC inaugura reunião itinerante do Conselho em Maceió/AL

Durante o FNNIC, ministro do MDR anuncia novas ações para o Casa Verde e Amarela

COMPARTILHE!