Logo da CBIC
07/10/2021

“O trabalhador da construção não é um patrimônio ou um custo, é um parceiro do setor e do Brasil”, diz Fernando Guedes

O terceiro dia da Semana CANPAT Construção 2021 contou com uma exposição sobre o diálogo setorial na construção, apresentado pela coordenadora de fiscalização e projetos da SIT, Julie Teixeira. O Painel foi moderado pelo auditor fiscal do Trabalho – SIT, José Almeida, com a participação do presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes.

Durante a abertura, o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, afirmou que o trabalhador da construção não é um patrimônio, não é um custo, é um parceiro do setor e um parceiro do Brasil. “São mais de dois milhões de empregos formais e mais de dois milhões de famílias que vivem em torno diretamente da construção formal. É um setor que de fato movimenta a economia brasileira de uma forma muito grande. São mais de 90 setores envolvidos em uma obra de construção civil. É realmente a locomotiva da economia nacional”, disse.

Guedes ainda defendeu que os empregadores não podem esquecer do bem-estar dos trabalhadores. “Quando a gente fala em segurança e saúde do trabalho, estamos tratando do bem-estar dessas pessoas. Para que ele possa ter um trabalho seguro, sadio, produtivo, para que ele possa voltar para casa no fim do dia bem e saudável no encontro com a sua família e viver sua vida com tranquilidade. É isso que nós queremos proporcionar ao trabalhador e à sociedade”, destacou.

A coordenadora de fiscalização e projetos da SIT, Julie Teixeira, apresentou as ações coletivas estratégicas para alcançar os objetivos no setor. Veja a imagem abaixo:

Como diferenciais de estratégias, Julie afirmou que deve englobar o envolvimento de todo o segmento econômico e não tão somente das empresas fiscalizadas e a uniformização de procedimentos fiscais com combate aos pontos críticos dos segmentos sob foco.

Segundo ela, existem alguns estados que estão desenvolvendo a ideia dos diálogos setoriais na construção civil. “Os estados estão fazendo esses pilotos, mas a gente precisa realmente pensar na possibilidade de desenvolver e mobilizar nacionalmente um diálogo setorial no setor. Fica o convite para poder articular e buscar integrar realmente as entidades estaduais e tentar levantar o que seria prioritário para a gente trabalhar para pensar em soluções para reduzir o número de acidentes, os índices de gravidade e de frequência na construção. É um compromisso que temos com essa redução. Acreditamos que o caminho é uma ação setorial”, afirmou.

O auditor fiscal do Trabalho, José Almeida, reiterou que essa interação é essencial. “Essa forma de prevenção através do diálogo setorial pode potencializar muito as ações, pode dar essa igualdade para todas as empresas, como nós queremos. A gente espera atingir todos dessa forma. Com informação de qualidade, orientação, através do diálogo e da construção conjunta de diagnósticos e das soluções”, disse.

Fernando Guedes concluiu dizendo que a rodada de debates da Semana CANPAT Construção 2021 é relevante. “É importantíssima para a disseminação de conhecimento, de boas práticas, das melhores situações, justamente para que a gente possa continuar trabalhando para garantir ao trabalhador um trabalho seguro e sadio”, finalizou.

A Semana CANPAT Construção é realizada em parceria com a Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Previdência, o Serviço Social da Indústria (SESI) e os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.