Logo da CBIC
19/10/2022

Joinville e Pernambuco participaram do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

No dia 7 de outubro, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção encerrou as atividades da Semana CANPAT Construção 2022, promovida pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Joinville (SC) e Pernambuco (PE) participaram com ações presenciais em escolas.

Joinville
A ação promovida pelo Seconci Joinville alcançou seis turmas da Escola Municipal Caic Francisco José Rodrigues de Oliveira. Durante o evento, a equipe de saúde atuou de forma preventiva sobre os primeiros socorros. Os profissionais levaram um boneco de massagem cardíaca e outros equipamentos para treinar os alunos como atuar em diversas situações, assim como preservar sempre a segurança.

“A palestra sobre saúde e segurança na escola foi bem produtiva. Saber que com simples atos podemos ajudar a salvar vidas é muito gratificante! Nossos alunos estavam bastante atentos e curiosos. As palestrantes abordaram o tema de Primeiros Socorros de uma forma clara, objetiva e prática. Através da didática das palestrantes, nossos alunos tiveram entendimento e puderam colocar em prática com seus colegas o que aprenderam. Sem dúvida, eles ensinarão seus familiares. Agradecemos a parceria e nossa escola estará sempre de portas abertas. Gratidão!”, ressaltou a coordenadora pedagógica, Queli Rengel.

A aluna do 8º ano, Júlia, demonstrou entusiasmo com a ação. “Isso é muito legal, vou levar para minha casa tudo que eu aprendi aqui.”

Pernambuco
Em Pernambuco, 200 estudantes da Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos (ETEMAC), localizada em Jaboatão dos Guararapes/PE, receberam a ação realizada pelo Sinduscon-PE, em parceria com a ADEMI-PE, a Universidade de Pernambuco (UPE), o Laboratório de Higiene e Segurança do Trabalho da UPE e o Seconci-Brasil.

A equipe da Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção Civil, acompanhada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Roberto Revoredo, ministrou a palestra “A importância da segurança nos processos logísticos da construção civil”. O objetivo foi alertar os alunos acerca da relevância do técnico em logística como auxiliar para manter a segurança do trabalho nos canteiros de obras, além de levar a cultura prevencionista para o público jovem. Houve também conversa sobre as profissões do futuro dos participantes, dinâmica de mímica, sorteios de brindes, distribuição de bombons com frases de segurança e exibição de vídeos didáticos.

“Foi uma experiência muito boa. Tive uma visão de como meu curso é importante para manter a segurança do trabalhador da construção civil. Abriu muito minha mente como futura técnica em logística”, disse a aluna do 1º ano de ensino médio integrado ao curso técnico em logística, Maria Eduarda Cavalcante Teixeira.

Para o professor de Segurança do Trabalho, Jurandir Rodrigues, o evento foi de grande relevância para o alcance dos objetivos propostos pela instituição e pela disciplina de higiene ocupacional e segurança do trabalho. “O conteúdo apresentado superou de longe as expectativas e entregou muito mais do que o esperado. Além disso, reafirmou questões que já haviam sido trabalhadas em sala de aula. Outras questões que ainda não haviam sido trabalhadas foram apresentadas de forma clara e lúdica, o que proporcionou uma interação e aprendizagem maiores por parte dos nossos alunos. Eles ficaram muito satisfeitos com o que receberam. Aproveito a oportunidade para mais uma vez agradecer a disponibilidade da equipe que ofereceu seu conhecimento, atenção e tempo para ajudar a formação de jovens profissionais que num futuro próximo estarão à disposição do mercado de trabalho”, mencionou.

O tema tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!