Logo da CBIC
30/04/2020

Entidades reforçam importância da aplicação da NR 18 e da cultura de SST

Em celebração ao ‘Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho’, parte integrante da Campanha Nacional Abril Verde, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SindusconDF) e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) realizaram no último dia 28 palestra virtual sobre as atualizações da Norma Regulamentadora (NR) 18 para as áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, com a participação do presidente do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Haruo Ishikawa, e da gerente de segurança do trabalho e engenheira do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira.

Haruo Ishikawa, que representou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no Grupo de Trabalho Tripartite da NR 18 – formado por representantes dos empresários do setor, trabalhadores e Governo Federal –, a iniciativa resultou em uma norma setorial 100% consensada, baseada em três itens: simplificação, harmonização com outras NRs e desburocratização. Para a CBIC, a nova NR 18 descomplicou a gestão de saúde e segurança do trabalho para as empresas em seus canteiros de obras.

“A CBIC já fez um excelente trabalho de cooperação técnica de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). Agora é apoiar a entidade, aplicar a norma e criar a cultura de SST”, afirmou Ishikawa, reforçando que conta com o apoio dos profissionais da segurança na aplicação da NR para garantir a integridade do trabalhador.

Durante o evento, que alcançou quase 90 pessoas de diversos estados, a engenheira Juliana Moreira ressaltou que a NR 18 estabelece diretrizes de implementação de medidas para controle e segurança no ambiente de trabalho, visando a saúde e integridade dos trabalhadores, bem como a definição das responsabilidades dos administradores de obra.

Dentre as principais mudanças apresentadas:

  • Valorização de soluções técnicas projetadas por profissionais legalmente habilitados;
  • Não obrigatoriedade de bandejas;
  • Normatização do uso de gruas de pequeno porte;
  • Definição de novos critérios e proibições para uso de tubulões, e
  • Proibição de contêineres marítimos

Segundo a engenheira, as atualizações fortalecem os requisitos para a gestão de segurança e fornecem mais responsabilidade para profissionais legalmente habilitados, sendo necessário que a empresa faça o levantamento dos riscos em ambiente de trabalho e defina medidas de controle.

“Agora, a norma diz o que deve ser feito e não ensina como fazer. Quem decide isso é a construção civil”, esclarece Ishikawa.

 

Planilha Comparativa da NR 18

 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com a Associação Seconci-Brasil, elaborou planilha comparativa entre a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18) vigente e a nova – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (vigente) e Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção versão final – publicada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia no Diário Oficial da União (DOU) de 11 de fevereiro deste ano.

Confira a planilha.

Confira a Norma Regulamentadora nº 18 e suas atualizações. 

(Com informações do Sinduscon-DF)

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.