Logo da CBIC
02/08/2021

Definição do SPIQ deve estar de acordo com normas regulamentadoras  

Você sabia que as quedas estão entre as principais causas de acidentes no trabalho? Por isso, é muito importante obedecer às regras e políticas de prevenção. Durante a fase de concepção e projeto do Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ) devem ser seguidas todas as recomendações normativas existentes e assegurada sua compatibilidade com todos os aspectos da concepção geral do projeto.

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reforça que um aspecto muito relevante ao se definir o sistema a ser utilizado é a adequação do SPIQ ao trabalhador, considerando-se, por exemplo, o peso, a altura etc.

Os profissionais responsáveis pelas especificações devem estar atentos também à validação da análise de risco e medidas de controle a serem adotadas.

O assunto tem interface com o projeto Elaboração e atualização de conteúdos informativos/ materiais orientativos para a indústria da construção” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!