Logo da CBIC
14/10/2021

CANPAT 2021 leva orientações de prevenção aos estudantes do Amazonas

Várias escolas do Amazonas receberam na sexta-feira (08/10) a ação local do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, que integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021).

O evento foi destinado a mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), e das escolas do Sesi em Manaus, Iranduba e Parintins.

As palestras foram ministradas pela equipe do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci Manaus) e técnico de segurança do trabalho:

  • Ericlezio Lima
  • Eikely Lima
  • Liliane Lima
  • Aldemir Amaral, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Para a pedagoga da Escola Sesi David Nóvoa Alvarez em Iranduba, Claudiane Mendes, a ação social veio com o intuito de esclarecer aos alunos cuidados referentes a segurança e saúde.

“Foram feitas orientações, apresentação de vídeo e palestras voltadas para o tema. Houve o trabalho orientativo e preventivo efetuado pela equipe de Cipeiros e Brigadistas e a apresentação do vídeo de orientação com o tema ‘O que é Bullying?”, afirmou.

Demais orientações

Além disso, houve participação de parceiros palestrantes, que ministraram orientações da seguinte forma:

Para os alunos do 1° ao 5° ano – Matutino

Psicóloga Solange Ribeiro – Tema: Os desafios do bullying nas escolas

Equipe de Bombeiros da 1º PDBM/2º CIBM/ Iranduba –  Tema: Primeiros socorros na escola: sabe por que é tão importante?

Enfermeiro Soloni Claudiano – Tema: COVID – Dilemas e cuidados no retorno às aulas

Para os alunos do 1° ao 2° ano – Vespertino

Enfermeiro Omara Cristina Andrade Venâncio- Tema: Higiene pessoal e cuidados contra a Covid-19

Educadora física – Crismara Cruz – Tema: Orientação sobre Alimentação Saudável e exercícios físicos.

“Cerca de 175 alunos participaram deste momento de conhecimento e esclarecimentos. Na qual alguns alunos fizeram perguntas aos palestrantes sobre os temas abordados”, acrescenta a pedagoga.

Participação ativa

A Semana CANPAT é uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis estão disponíveis no canal oficial da CBIC no YouTube. Assista! 

A ação do  Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas foi realizada em vários estados da federação pelas entidades associadas à CBIC, Seconcis e Sesis locais.

Localmente, a ação contou a com a realização do Sindicato da Indústria da Construção do Amazonas (Sinduscon-AM), Seconci Manaus e Sesi-AM.

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!