Logo da CBIC
23/06/2021

Governo inaugura Diálogos Setoriais com a construção civil

Com mais de 580 participantes online, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT 2021) deu início nesta quarta-feira (23/06) ao Diálogos Setoriais da Construção Civil. O objetivo foi mostrar os riscos de acidentes no trabalho, como se proteger e como aumentar a produtividade no setor da construção.

Com a participação de representantes patronal, laboral e da Inspeção do Trabalho, foram apresentadas as ações da CANPAT Construção, a Calculadora do Acidente do Trabalho, inovações da Norma Regulamentadora NR-18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção e o panorama do setor sob o olhar da Inspeção do Trabalho.

A decisão de começar o Diálogos Setoriais pela indústria da construção, segundo o subsecretário de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia, Romulo Machado e Silva, se deve à sua relevância para a economia. “É fundamental que, a partir do diálogo e da conscientização, tenhamos uma cultura de prevenção devidamente implementada no setor”, mencionou.

“É uma forma de estimular a construção conjunta de soluções para os problemas do setor”, reforçou o auditor-fiscal do Trabalho José Almeida Júnior, gestor da CANPAT 2021.

O presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, enalteceu a iniciativa.

“Em muitos momentos, o setor é responsável pelo primeiro emprego e uma oportunidade para os trabalhadores de baixa escolaridade ou até imigrantes. Por isso, merece uma atenção especial das empresas, dos trabalhadores e da inspeção do trabalho, para que acompanhem, de forma adequada, como são as relações de segurança e saúde no trabalho no setor, e busquem o trabalho digno e seguro para o trabalhador”, frisou Fernando Guedes.

Já o representante da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (CTPP), Robinson Leme, levantou algumas causas dos altos índices graves e fatais no setor da construção. Ressaltou também a importância da nova NR-18 chegar aos empresários do setor.

CANPAT Construção e Calculadora do Acidente do Trabalho

Ao destacar a importância da indústria da construção, que emprega mais de 2 milhões de trabalhadores formais, Fernando Guedes mencionou o trabalho que vem sendo realizado pela CPRT/CBIC, em busca de uma agenda comum entre governo e entidades laborais para melhorar as relações de trabalho no setor, reduzir os índices de acidentes, aumentar a formalização e o nível de escolaridade e de qualificação dos trabalhadores.

Sobre a CANPAT Construção, realizada desde 2017 em parceria com a SIT, Seconci, Sesi e entidades laborais, informou que a ação de levar a cultura prevencionista para o país já impactou diretamente mais de 30 mil trabalhadores e mais de 1.100 empresas participantes.

Dentre as ações da CPRT já definidas para este ano, citou o VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Construção, no dia 21/07, onde será lançada a CANPAT Construção 2021 sobre “Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para a construção e para o Brasil”. Na pauta, discussão setorial sobre SST, fiscalização do trabalho e informalidade. Além de um seminário técnico específico sobre NR-18, que será realizado no dia 22/07.

Também serão realizados Diálogos Regionais para discutir a NR-18 e outras NRs de impacto no setor e palestras técnicas sobre o valor da segurança e saúde no trabalho e desenvolvido uma cartilha sobre equipamentos de guindar a ser distribuída a toda a comunidade da construção.

Guedes informou que no dia 07/10, a CPRT/CBIC mobilizará as entidades do setor da construção para participarem do evento da SIT sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. O objetivo é potencializar a experiência já utilizada pelo Sinduscon de Chapecó junto às escolas, em Santa Catarina, para criar a cultura prevencionista nas crianças.

Comentou ainda que a Comissão reforçará a campanha “Não vamos baixar a guarda”, de prevenção à Covid-19, em que o setor incentiva as empresas a distribuírem máscaras faciais para os trabalhadores e seus familiares e orienta sobre a utilização dos protocolos para que as empresas possam trabalhar de forma segura nos canteiros de obras.

Além disso, o executivo apresentou a ferramenta “Construindo Segurança e Saúde”. Por meio dela, o empresário consegue simular custos de acidentes e afastamento do trabalho, especialmente o custo previdenciário, seja pela alteração do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) ou por ações regressivas, mostrando o quanto poderia ser economizado com a prevenção.

O dispositivo permite uma melhor compreensão sobre a importância de se prevenir acidentes, além de apresentar informações sobre as normas que regem essas eventualidades.

Inovações da NR-18 e panorama do setor sob o olhar da Inspeção do Trabalho

O auditor-fiscal do Trabalho Antonio Pereira do Nascimento, da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, deu uma visão geral sobre as inovações trazidas pela nova NR-18, com vigência prevista para agosto de 2021. “O texto dá muito mais liberdade para os profissionais de segurança, mas muito mais responsabilidade”, disse, enfatizando a responsabilidade de todos os atores envolvidos para a melhoria do meio ambiente dos trabalhadores.

Já o auditor-fiscal do Trabalho Rubens Patruni, da SRTb/PR, apresentou dados acidentários do setor em 2020. Destacou que, em 2019, as principais causas de óbitos na indústria da construção foram referentes ao aprisionamento, queda, impacto e choque elétrico. Sobre as maiores autuações da fiscalização, em 2020, apontou a proteção coletiva contra queda, o sistema GR em andaimes, a abertura de piso e o treinamento.

Sobre o Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais de terceiros, destacou que é responsabilidade da contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou loca previamente convencionado em contrato. Reforçou ainda a importância da observância à NR-18.

Próximos eventos da CANPAT 2021

07/07 – Acidentes do Trabalho

26/07 – Aulão sobre Programa de Gerenciamento de Risco – PGR

07/10 – Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas

Realizado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), a CANPAT 2021 conta com apoio institucional da CPRT/CBIC. Esse e os demais eventos da campanha estão à disposição dos interessados no canal da ENAT no YouTube. Confira!

A participação da CBIC no evento CANPAT 2021 tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da CPRT/CBIC, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.