Logo da CBIC
15/10/2021

Construção civil leva mensagem prevencionista aos estudantes de Sergipe

A Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) somou esforços à ação do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas e alcançou o resultado esperado, no dia 08/10, junto aos 134 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Jacinto de Figueiredo Martins, do Centro de Educação do Ensino Sesi Jair Meneguelli e do Colégio São Paulo, em Aracaju/SE.

A atividade local alcançou alunos dos 8º e 9º anos, cumprindo o objetivo de levar uma mensagem de prevenção aos futuros trabalhadores de forma lúdica e dinâmica. Foram parceiros a Associação Sergipana dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Aseest) e o Clube de Engenharia de Sergipe, e apoiaram a iniciativa os diretores das três escolas:  Lucimar Mangieri de Oliveira Dantas, Tatiane Santana de Souza e Carlos Waldemar de Aboim Machado.

No Centro de Educação do Ensino Sesi Jair Meneguelli, a palestra durou 40 minutos e teve como foco acidentes domésticos e na construção civil.

Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins

Na Escola Estadual Jacinto de Figueiredo Martins, a ação durou 50 minutos e foi direcionada a uma turma com 16 alunos.

Ao ressaltar a relevância dos assuntos abordados para o seu conhecimento, o estudante Vitor Rafael Oliveira de Jesus destacou que a apresentação foi muito interessante. Já a professora Maria Helena Freitas de Santana reforçou a importância da ação para os alunos, carentes dessas informações.

Centro de Educação do Ensino Sesi Jair Meneguelli

O professor Bernardo da Cunha aprovou a dinâmica. Segundo ele, a iniciativa ajuda os alunos a terem entendimento sobre o funcionamento da segurança tanto no trabalho quanto na própria casa, assim como que há pessoas qualificadas para cuidar da sua proteção.

Centro de Educação do Ensino Sesi Jair Meneguelli

A aluna Sandra Regina considerou o ato maravilhoso. “Foi esclarecedor. Mesmo sabendo como funciona o novo Ensino Médio, esses eventos proporcionam um melhor esclarecimento dos alunos”, disse.

Colégio São Paulo

Já no Colégio São Paulo, o feito alcançou 55 alunos do 8º e 9º anos. Bastante interativa, a ação durou cerca de 50 minutos em cada turma e os estudantes mais participativos ganharam brindes.

Como os demais, os professores do colégio também reforçaram a importância das palestras para a conscientização do público jovem sobre segurança no trabalho e no dia a dia, bem como sobre os cuidados que devem ser tomados para preservar vidas.

Colégio São Paulo

O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021) e foi realizado durante a Semana CANPAT da Construção.

De iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Semana CANPAT contou com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis realizados de 4 a 7/10 estão disponíveis no canal
oficial da CBIC no YouTube. Assista! 

A ação tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!