Logo da CBIC
04/10/2018

CPRT/CBIC e Sesi Nacional: construindo melhores relações de trabalho na indústria da construção

A partir desta quinta-feira (04/10), empresários e técnicos do setor da construção podem interagir de forma mais sustentável com todas as iniciativas da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), correalizadas com o Sesi Nacional, sobre a temática Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Lançado oficialmente durante o IV Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, em Brasília, o material está alinhado à tecnologia da Realidade Aumentada (RA). Ou seja, todo o cardápio com os materiais de SST produzidos pelo setor – guias e vídeos – pode ser acessado a qualquer momento, evitando a impressão gráfica. A tecnologia permite que o mundo virtual se misture ao real. Para acessar a novidade e, ao mesmo tempo, colaborar com essa corrente de prevenção, basta baixar o app Zappar e apontar para a capa do material. Todos os PDFs disponíveis podem ser baixados.

“Quando a CPRT desenvolveu a peça foi para resumir as suas ações/publicações somente numa plataforma física e dar oportunidade ao leitor de, virtualmente, acessá-las pela realidade aumentada. Via aplicativo de celular é possível abrir todas as publicações, inclusive o hotsite da CANPAT Construção”, ressalta o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Dentre os materiais disponíveis, estão: Construindo Segurança & Saúde, simulador de custos de acidentes e afastamentos em uma empresa; Vídeos Orientativos de SST sobre os cuidados que devem ser tomados nos canteiros de obra contra soterramento, queda e choque; Guia Contrate Certo, com orientações para a contratação adequada de empreiteiros e subempreiteiros na construção civil; Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obra, que apresenta e esclarece as principais temáticas e regulações relativas à saúde e segurança no trabalho que devem ser observadas nos canteiros de obra; Guia Orientativo de Segurança, que instrui os empresários sobre as regras básicas para gestão de segurança e saúde na indústria da construção; Guia Orientativo Áreas de Vivência, com compilação das regras que devem ser observadas para instalação e manutenção das áreas de vivência; Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, criado para o gestor de obras, o manual ajuda a melhorar a produtividade na construção civil e a organizar atividades no canteiro, apresentando modelos de indicadores de produtividade; Edificar o Trabalho, aborda a lei de modernização trabalhista e as relações de trabalho na indústria da construção; Encargos Previdenciários e Trabalhistas no Setor da Construção Civil, metodologia de cálculo para apuração dos custos com a mão de obra na construção civil; Incentivo à Formalidade, orientações para que as empresas sejam regulares e formais; Comitê de Incentivo à Formalidade, que estabelece mecanismo de cooperação para combater a informalidade no mercado de trabalho da indústria da construção, com base na experiência exitosa do Sinduscon-PR; CANPAT Construção – Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, iniciativa pioneira desenvolvida pela CBIC, Sesi Nacional, Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e Seconci-Brasil, e Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção (PNSST-IC).  Oriente-se e colabore com essa corrente da prevenção!

Realizado pela CPRT/CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, o IV Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), contou, entre outras, com as participações de representantes do setor da construção, do Ministério do Trabalho, do Ministério Público, do Sesi Nacional, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e dos trabalhadores. Confira a cobertura do evento no CBIC Mais desta sexta-feira (05/10).

COMPARTILHE!