Logo da CBIC
15/01/2025

CNI questiona contribuição para custeio de contratação de trabalhadores expostos a ruídos

Supremo Tribunal Federal – 06/01/2025

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra regra que estabelece cobrança adicional a empresas para financiar a contratação especial de trabalhadores que trabalham em condições relativas à saú- de ou à integridade física, especialmente expostos ao ruído excessivo. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7773 foi distribuída ao ministro Alexandre de Moraes.

O objeto de questionamento é o artigo 57, parágrafo 6o, da Lei 8.213/1991, que trata das alíquotas adicionais para financiamento da aposentadoria especial, além dos dispositivos do Regulamento da Previdência Social e dos atos normativos da Receita Federal que detalham a aplicação da regra . A entidade questionou também o con- junto de decisões judiciais que resultaram na edição da Súmula 9 da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais.

A CNI argumenta que a lei não é clara o suficiente sobre quem deve pagar essa contribuição, especialmente no caso de trabalhadores expostos ao ruído. Com isso, a Receita Federal estaria aplicando de forma equivocada a tese apresentada pelo STF (Tema 555) de que a declaração do contribuinte quanto à eficácia das medidas de proteção coletiva ou individual não descaracteriza o tempo de serviço para a aposentadoria especial.

Para saber mais sobre essa e outras notícias relacionadas à área trabalhista, além de uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, acesse o Radar Trabalhista nº 389/2025 da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 06/01 à 10/01/2025.

Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.