Logo da CBIC
28/09/2017

CBIC participa de seminário sobre o Impacto da Reforma Trabalhista do Sebrae

A CBIC, representada pelo membro da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), Haruo Ishikawa (SindusCon-SP), participou ontem (26/09), na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, do seminário “O Impacto da Reforma Trabalhista e da Terceirização para os Pequenos Negócios”, realizado pelo Sebrae-NA. O objetivo do seminário é entender como as mudanças ocorridas com a reforma das leis trabalhistas impactarão nos pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro e do país, principalmente em setores estratégicos da economia como construção civil e moda. “A menos de dois meses de entrar em vigor, o texto divide a opinião de juízes, pois parte dos magistrados considera que os dispositivos são contra a Constituição Federal e o Código Civil. Se gera questionamentos na magistratura, imagine entre os empreendedores que têm muitas dúvidas sobre o tema”, destaca a assessora jurídica do Sinduscon-Rio, Dra. Carla Oliveira, que participou do evento.

O seminário contou com as presenças do juiz federal do Trabalho e membro da Comissão de Redação Final da Reforma Trabalhista em 2017, Marlos Melek, e da analista de Políticas Públicas do Sebrae-NA, Gabriel Rizza Ferraz, que abordaram os pontos impactantes da reforma trabalhista, reforçando a necessidade de implementação urgente dos dispositivos, deixando claro que se trata de uma lei que reflete a atual realidade do país.

Durante a mesa redonda, Haruo Ishikawa destacou pontos como os da terceirização, mencionando a insegurança vivida pelo setor da construção, mesmo com o artigo 455 da CLT. Ressaltou também questões como os da quitação anual de débitos, que tem força de título executivo extrajudicial e eficácia liberatória; o trabalho intermitente, suas questões com pagamentos previdenciários e os direitos do trabalhador nessa modalidade de contrato, e os prêmios e bônus por produtividade, que agora terão um limite de 50% do salário e não integrarão férias, 13º Salário, aviso prévio e demais direitos trabalhistas.

O seminário também contou com a participação do presidente do Sinduscon Sul Fluminense, Mauro Campos, dentre outros.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.