
Aneor comemora 34 anos em prol do setor de infraestrutura rodoviária
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) celebra os 34 anos da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor). Criada em 1988, nestas mais de três décadas a entidade tem participado diretamente do desenvolvimento do setor de infraestrutura rodoviária, sendo, inclusive, uma entidade de vanguarda, contribuindo com a elaboração de políticas públicas da área.
Segundo o presidente da Aneor, Danniel Zveiter, atualmente o Brasil possui aproximadamente 50 mil km de rodovias não concedidas, sendo que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o órgão responsável por gerenciar e administrar os milhares contratos de serviços de obras rodoviárias para manutenção, conservação, adequação e construção das rodovias federais.
Portanto, é imprescindível que as empresas responsáveis pelas obras rodoviárias colaborem com o aprimoramento das políticas públicas visando o atendimento de forma eficiente do sistema viário as demandas do transporte rodoviário da sociedade brasileira. A representação do setor por meio de uma organização da sociedade civil é essencial nesta comunicação com o governo federal sendo realizada de forma ética e transparente.
“A entidade vem aprimorando este diálogo com o governo, demonstrando a sua importância para o setor de infraestrutura. Atualmente, estamos construindo dois acordos de cooperação técnica. O primeiro com o Ministério de Infraestrutura mais focado nas políticas públicas e o segundo com o DNIT direcionado aos problemas da administração contratual”, destacou o executivo.
Destarte, que as obras rodoviárias são realizadas em todo território nacional contribuindo com a economia dos municípios de diversos estados brasileiros. Motivo determinante do incremento do investimento público na malha rodoviária federal. A cada canteiro construído são gerados diversos empregos além de estimular o empreendedorismo local com o fornecimento de bens e serviços
Sabemos da importância de manter e ampliar a malha rodoviária federal caso contrário pode impactar diretamente no transporte de cargas e passageiros. Estas atividades são consideradas essenciais para a logística nacional das principiais atividades econômicas brasileiras. Soma-se a este cenário, a necessidade de que as nossas empresas estejam alinhadas às políticas públicas do setor de infraestrutura rodoviária e adequadas aos padrões mais elevados de sustentabilidade.
“O nosso intuito é reforçar a cultura prática e a aplicação de critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) durante a execução das obras”, disse o presidente, considerando como a bussola, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030″, disse.
Diretoria Executiva
- Presidente – Danniel Zveiter
- Vice-Presidente Institucional – João Batista Dantas de Medeiros
- Vice-Presidente de Desenvolvimento Técnico Operacional – Rogério de Oliveira
- Vice-Presidente de Suporte – Haroldo Nunes da Silva
Diretores
- Carlos Augusto Barbosa Lima Oliveira
- Mário Cesar Noia de Assis
- Nelson Sperb Neto
- Ronald Velame de Azevedo
Suplentes
- Juliane da Aquino Mendes Leite
- Túlio Gabriel de Carvalho Beltrão Filho
Conselho Fiscal
- Ademir Locks
- Francisco Luiz Moniz
- Barreto Pereira
- João Borges de Oliveira Júnior
Suplente
- Álvaro Teixeira Neto
- Eugênio Carlos Torres
- Alexandre Batista Guedes
Conselho Consultivo
- Carlos Roberto Soares Mingione
- José Alberto Pereira Ribeiro
- Luiz Albert Kamilos
- Ricardo Lins Portella Nunes
- Wagner Sandoval Barbosa
- José Mário de Castilho Castilho