Logo da CBIC
30/07/2021

Você sabe como utilizar o SPIQ para conter os riscos de acidentes no trabalho?

O Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ) surge nas Normas Regulamentadoras (NRs) com a atualização da NR-35 (Trabalho em Altura) em 2016 e hoje é a maior representatividade do trabalho em altura com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) cinturão.

Entretanto, vale ressaltar que apenas o cinto sozinho não representa segurança em altura. O próprio Manual de auxílio à interpretação da NR35/Anexo II traz que “De nada adianta o EPI contra quedas se não estiver conectado a uma ancoragem, ou se essa ancoragem não resistir aos esforços a que estiver sujeita”.

O SPIQ é formado por três dispositivos e sua função é a de ligar a pessoa na estrutura.

Quando empregado, é um sistema e como tal faz parte de um processo mais amplo abrangendo vários elementos como o próprio EPI, acessórios e sistemas de ancoragem.

O assunto tem interface com o projeto Elaboração e atualização de conteúdos informativos/ materiais orientativos para a indústria da construção” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.