Logo da CBIC
29/09/2017

Iniciativa da CPRT/CBIC já surte efeito no Maranhão, que também instituirá seu Comitê de Incentivo à Formalidade

Como resultado da ação do Projeto de Incentivo à Formalidade no Mercado de Trabalho na Construção da CBIC, que conta com a correalização do SESI-DN, São Luís (MA) instituirá o seu Comitê de Incentivo à Formalidade. A iniciativa do Maranhão, que segue o modelo aplicado há mais de uma década no Paraná, é resultado da apresentação feita na última sexta-feira (22/09) pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, na sede da Fiema, e visa aprimorar o setor da construção local. “O combate à informalidade é uma ação estratégica que une o setor para garantir a reversão de um quadro incômodo em que apenas a metade dos trabalhadores da construção são formais”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

“É extremamente positiva a decisão do Maranhão de começar esse trabalho que o Sinduscon-PR já faz há 15 anos”, ressalta o vice-presidente de Áreas Técnicas do Sinduscon-PR, Euclesio Finatti, responsável por disseminar o projeto da CPRT por todo o país. O próximo passo para a aplicação das ações do comitê, segundo ele, é mapear quais entidades vão participar.

A superintende Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Maranhão (SRTE/MA), Léa Cristina da Costa Silva elogiou a iniciativa do Sinduscon-MA e o engajamento da entidade em incentivar a formalização do trabalhador na Construção Civil. “É um assunto relevante, a estímulo a formalização do contrato de trabalho. Isso mostra a responsabilidade do setor empresarial e da construção civil e que ele tem evoluído. Acreditamos que o projeto é perfeitamente factível”, disse Léa. O secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, parabenizou o novo programa: “Estamos aqui participando deste evento e dando a nossa contribuição técnica para o combate à informalidade na construção civil”. O encontro também contou com a presença de representantes da Semmam, Seduc, Nova Central Sindical, Feticema, Sindconstrucivil, Senge, Sinfra, Semosp, Crea-MA e Sesi.

Em 2016, a CPRT/CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, lançou o Guia Orientativo de Incentivo a Formalidade para ajudar sindicatos, associações e empresários da construção civil a fazerem um trabalho direto e proativo de aumento da formalização de mão de obra nos canteiros de obras do país.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.