Logo da CBIC
12/08/2021

CBIC inaugura reunião itinerante do Conselho em Maceió/AL

A primeira reunião itinerante do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) contou com a participação dos vice-presidentes da entidade e dos 16 membros do Fórum Norte-Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), nesta quinta-feira (12/8), de forma hibrida, em Maceió/AL,  para tratar de assuntos referentes ao Imposto de Renda, Importação do Aço, Convenções Coletivas e Vícios Construtivos.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, informou que o encontro do FNNIC desta quinta-feira, das 14h às 19h, para discutir as diretrizes do desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste do País seria transmitido no Quintas da CBIC especial.

Além do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP/AL), confirmadas as  presenças do senador Zequinha Marinho (PSC/PA) e dos deputados federais Marcelo Ramos, vice-presidente da Câmara dos Deputados, e Júlio Cesar de Carvalho Lima (PSD/PI).

Para Marcos Holanda, presidente do FNNIC, a transmissão do evento pela CBIC fortalece o encontro e dá aos empresários a oportunidade de participar da reunião.

Também estiveram presentes, os presidentes Alfredo Breda (Sinduscon-AL) e Marcelo Raposo (Ademi-AL). Confira a programação completa do FNNIC de hoje e amanhã (13/8)

IR, aço e vícios construtivos

Martins posicionou os participantes sobre a proposta que altera a cobrança no Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas e da tributação de lucros e dividendos (PL 2337/21). Informou que o PL não será votado nesta quinta-feira (12/8).

Sobre as cooperativas de compras para importação do aço, dentre outros, informou que, após certificação dos materiais, será aberto processo para novas adesões.

No que se refere ao projeto Vícios Construtivos, informou que a meta inicial foi atingida. Neste sentido, o presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC, José Carlos Gama, reforçou que o Seminário Construindo o Direito com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) será no próximo 17/08, a partir das 9h.

93º ENIC

O lançamento oficial do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) será no dia 26/8, durante o Quintas da CBIC.

A edição deste ano, segundo Martins, será realizada virtualmente de 18 a 21/10, das 17h às 21h. A cada dia o evento terá um foco específico – Obra, Empresa, Jurídico e Futuro. Das 9h às 12h, serão realizadas Oficinas das Comissões Técnicas e/ou dos patrocinadores do evento.

Antecipando a parte política do ENIC – presencial no dia 30/11, das 9h às 18h, em Brasília –, a última reunião do Conselho do ano, no dia 29/11, será das 14h às 18h, seguida de confraternização interna.

Na noite do dia 30/11, o congraçamento terá a entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, com foco em grandes iniciativas para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19. Por decisão dos conselheiros, os próximos ENICs voltarão a ser realizados no mês de maio.

DNCS: orgulho de ser a força que constrói o Brasil

Martins pediu apoio dos empresários na divulgação do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) junto aos trabalhadores do setor da construção. O evento online, no dia 21/8, das 16h às 18h, contará com show exclusivo do cantor Michel Teló, apresentação da Maria Paula (Casseta e Planeta) e sorteio de brindes.

“O DNCS é uma grande homenagem aos trabalhadores do setor da construção que estiveram firmes durante toda a pandemia, mantendo o setor ativo e as empresas funcionando”, salientou a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), Ana Claudia Gomes.

Para participar, basta se inscrever, e para assistir ao show ao vivo, no dia do evento, acessar o mesmo link da inscrição.

Convenções Coletivas

Para fortalecer o setor, Martins ressaltou a importância de montar uma estratégia de atuação do setor laboral e patronal sobre convenções e acordos coletivos para prestação de serviços.

O presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, defendeu a transformação dos Sinduscons em entidades prestadoras de serviços de assessoria sindical para as empresas associadas.

“O Sinduscon seria um procurador dos associados junto ao sindicato dos trabalhadores para um acordo coletivo específico, para as empresas associadas, sobre benefícios diferenciados. A ideia é dar suporte às pequenas e médias empresas do setor da construção frente aos grandes prestadores de serviços”, disse Guedes.

O executivo aproveitou para reforçar que a CBIC está à disposição das entidades associadas para auxilia-las sobre as convenções coletivas. Informou que a CPRT dispõe de um Banco de Convenções Coletivas, com todas as convenções assinadas pela construção civil no Brasil.

Mercado imobiliário

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, atualizou os conselheiros sobre os assuntos que estão sendo tratados no âmbito da CII, como a Plataforma Gestão de Recebíveis, Basiléia III e a parceria com o Doing Business Subnacional 2021 para mostrar o sucesso do licenciamento digital.

Reforçou que no dia 23/8, às 10h, a CBIC fará a sua coletiva de imprensa para apresentar os resultados do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º trimestre de 2021.

Deu ciência de que o projeto piloto das atividades do Capital Imobiliário já conta com 30 empresas. O objetivo é encontrar alternativas para viabilizar recursos para o financiamento de empreendimentos imobiliários de incorporadoras, construtoras e loteadoras vinculadas ao sistema associativo da CBIC.

Homenagem póstuma a Nelson Nahuz

Por proposição do presidente Martins, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Nelson Choairy Nahuz, pai do vice-presidente da CBIC Região Nordeste, Fábio Ribeiro Nahuz.

Nelson Nahuz, 77 anos, faleceu no último sábado (7/8), por Covid-19.

As próximas reuniões itinerantes do Conselho de Administração da CBIC deste ano serão em Santa Catarina (setembro), Ceará (outubro) e Minas Gerais (novembro).

A participação dos presidentes da CBIC e da CPRT no evento tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!