Guia de Gestão Compartilhada foi lançado no 92º ENIC
A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, no 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o painel “Guia Prático de Gestão Compartilhada”, com uma exposição dos principais pontos do documento.
A mediação foi do presidente da COIC, Ilso José de Oliveira. Ele explicou que o guia surgiu a partir de uma observação sobre a falta de bibliografia sobre o tema. “A cartilha veio muito nesse sentido. A ideia da gestão compartilhada é simples, já praticada em alguns projetos, e estamos num momento especial de mudança de cultura”.
Os palestrantes foram o presidente da GTEC Consultoria, Galib Chaim e o diretor da Tractebel Engineering, Ricardo Fabel, o painel ainda contou com um debatedor, o vice-presidente Financeiro da CBIC, Elson Ribeiro e Povoa.
O Guia tem 168 páginas e 11 capítulos. O diretor da Tractebel Engineering fez uma breve explanação sobre os primeiros sete capítulos do Guia, especialmente sobre o capítulo quatro “Engenharia Conceitual e Básica” que foi escrito por ele.
O presidente da GTEC consultoria apresentou os capítulos de oito a 11. Em relação ao capítulo 8 “Integrando Equipes”, Chaim fez uma reflexão sobre a importância do assunto para o fracasso ou sucesso de um projeto. “Muitas vezes as equipes ficam disputando suas metas, e esquecem o quanto isso pode afetá-las. Isso acaba gerando conflito e desvia o foco de todo o trabalho do projeto”.
Já o vice-presidente Financeiro da CBIC lembrou que o guia está disponível para ser baixado pelas 94 entidades associadas à CBIC. “É um setor altamente permeável e que atinge várias empresas, pequenas, médias e grandes”, complementou.
Para finalizar, Elson Ribeiro e Povoa lembrou que para o sucesso da gestão compartilhada é preciso muita empatia, muito diálogo e basicamente muita confiança entre as partes.
O 92º ENIC é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Contou com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF e apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional e patrocínio platinum da Caixa e da Arcelormittal Brasil e silver do Sebrae.
As ações da comissão têm interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da COIC/CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industriai (Senai Nacional).