Mato Grosso do Sul debate formação de preços e relações contratuais
A Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza amanhã (30), das 10h às 12h30, mais uma edição do ‘Roadshow: formação de preços e relações contratuais’, desta vez direcionado ao Mato Grosso do Sul. Inscreva-se e garanta logo a sua vaga no evento, 100% online e gratuito.
O roadshow proporcionará aos participantes uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos relativos a temas relevantes:
- Formação de Preços e Relações Contratuais
- Valorizar a Engenharia leva a soluções inovadoras
- Gestão Compartilhada na aquisição de equipamentos pesados
- Qualidade de Fornecedores para Gestão Competitiva dos Negócios
Para o evento, segundo o presidente da COIC/CBIC, Ilso de Oliveira, são esperados em torno de 180 profissionais de engenharia e dirigentes de empresas que serão surpreendidos positivamente com a qualidade dos temas que serão apresentados. “Os participantes podem esperar uma forma bastante objetiva de tratar os assuntos que serão abordados e situações reais, onde fica mais fácil de identificar as vantagens de uma metodologia construtiva e de um processo de gestão”, destaca.
Exemplo disso é o case que será apresentado pelo engenheiro Celso Pimentel da MIP Engenharia sobre Gestão Compartilhada na aquisição de equipamentos pesados, ocorrido nas obras do projeto Polo Gaslub Itaborai, antigo Comperj. A MIP Engenharia foi contratada para o Sistema de Tochas (U-5412 E SE-5412) da Unidade de Processamento do Gás Natural (UPGN). O grande desafio do projeto foi conciliar a fabricação e a logística.
A empresa é responsável pelas obras da torre do Flare – cuja estrutura tem 156 metros de altura -, uma SE e duas unidades, sendo uma delas composta por cinco vasos de pressão da unidade, primordiais para o correto funcionamento da UPGN. Um dos principais pontos da unidade é o sistema de extravasão de gás antes de ser queimado, que é o sistema do Flare.
Um dos vasos de separação líquido/vapor tem dimensão e peso avantajados: mais de 30 metros de comprimento, 220 toneladas e mais de 6 metros de diâmetro, além de ter sido fabricado na China. “Fizemos a gestão compartilhada com o cliente e chegamos à conclusão de que conseguimos fazer nacionalmente uma fabricação e logística mais eficiente a um menor custo”, frisa Celso Pimentel.
Na ocasião, o coordenador da Subcomissão de Contratados do Sinduscon-MG, engenheiro Tiago Gomes, também fará uma palestra sobre ‘Formação de Preços e Relações Contratuais’ que, além de apresentar as cartilhas de contrato e de BDI da CBIC, abordará o impacto da pandemia no processo de formação de preços.
O CEO da CrossLam/CG Sistemas Construtivos, José Aberto, demonstrará como a valorização da engenharia leva a soluções inovadoras. Alberto fará uma exposição sobre a metodologia construtiva utilizada na empresa. O processo de construção mista utiliza aço e madeira e o sistema pode ser utilizado tanto em construções residenciais quanto em construções corporativas e até mesmo em construções industriais.
Já o superintendente do Instituo Euvaldo Lodi de Mato Grosso do Sul (IEL/MS), Luís Fernando Gomes, fará uma palestra sobre um programa da Federação das Indústrias em parceria com o IEL referente à qualificação de fornecedores.
Realizado pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS), com correalização do Senai Nacional e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS), o evento integra o projeto ‘Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas’ da COIC/CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Confira a programação e participe!