Logo da CBIC
22/03/2019

Construção e governo unem esforços para prevenir acidentes no MS

Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção chega ao Mato Grosso do Sul

Em 2016, em relação a 2015, houve redução de 3% no número de ocorrências de acidentes no trabalho na indústria da construção em Mato Grosso do Sul. Apesar disso, combate ao acidente de trabalho é tema estratégico do setor, que luta por “acidente zero”. Para induzir ainda mais essa queda na incidência de acidentes e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro, a construção civil se uniu aos principais atores de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e realizará no dia 28 de março, das 8h às 12h30, na Escola Senai da Construção, em Campo Grande/MS, o evento regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção.

A capital sul mato-grossense é a quinta cidade a receber o evento de mobilização da CANPAT Construção no ciclo de 2018/2019, iniciado em outubro do ano passado, em Brasília, que tem reforçado regionalmente que prevenir não deve ser visto como custo e sim investimento. Os maiores incidentes no setor estão relacionados a choque elétrico, queda e soterramento.

“É muito mais caro remediar os danos econômicos e sociais gerados por acidentes de trabalho, do que prevenir”, destaca o vice-presidente de área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

De iniciativa da CBIC, participam da CANPAT Construção o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), o Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon-MS) e a Fiscalização do Trabalho.

 

CANPAT CONSTRUÇÃO EM CAMPO GRANDE

Queda em altura é um dos temas que será abordado durante o evento.

Os resultados das ações prévias realizadas junto aos trabalhadores do Mato Grosso do Sul sobre prevenção de acidentes por trabalho em altura serão apresentados por Carlos Eduardo Santos, técnico de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Centro de Inovações do Sesi-MS

Os riscos do trabalho em altura e as formas de prevenção serão apresentados tecnicamente aos participantes do evento pelo auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, Luís Carlos Lumbreras (SP), e pelo engenheiro civil do Centro de Inovação do Sesi-MS, Adriano Macedo Filho, no que se refere à questão Virtual Design Construction (VDC) aplicado em Trabalho em Altura.

Outro tema que será abordado será o da Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), com uma palestra sobre a Gestão de SST para Terceirizados, pelo vice-presidente da área de Relações do Trabalho da CBIC, Fernando Guedes, e apresentação da plataforma de gestão SESI Viva Mais, por Renata Rézi, do Sesi-DN.

Além disso, a CBIC e o Sesi divulgarão as iniciativas que desenvolvem para a disseminação da cultura prevencionista e os trabalhos técnicos realizados, como o Guia Prático para Cálculo de Linha de Vida e Restrição para a Indústria da Construção, de grande importância para a prevenção acidentes por quedas, e que podem ser conhecidos no site da CANPAT Construção. https://cbic.org.br/canpatconstrucao/

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.