Logo da CBIC
10/07/2019

Setor de materiais de construção revisa estimativa de crescimento

A indústria de materiais de construção reduziu de 2% para 1,5% a estimativa de crescimento no faturamento do setor em 2019, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgada nesta quarta-feira (10/07). Para o primeiro semestre, o crescimento estimado é de 2,6%.

“Esse ajuste de menos meio ponto percentual para baixo se justifica frente ao resultado do PIB no primeiro trimestre e pelo ritmo de retomada da economia mais lento que o esperado”, destaca o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro.

Apesar da redução, o executivo destaca que a manutenção da expectativa de crescimento acima do registrado em 2018 (1,0%), reforça a confiança na melhoria do ambiente econômico no segundo semestre, com uma progressiva elevação no nível de emprego e medidas de estímulo à demanda.

Em junho, o faturamento da indústria de materiais de construção registrou queda de 1,0% em relação a maio. Em comparação com junho de 2018, mês que sucedeu a greve dos caminhoneiros, o faturamento do atual período foi 0,9% menor.

Quanto às vagas de emprego no setor, o resultado observado em 2019 segue estável e positivo. Ainda que em comparação ao mês anterior não haja crescimento na oferta das vagas, o resultado segue 0,6% superior ao observado no primeiro semestre de 2018. A conjuntura indicada pela nova edição do Índice Abramat é de crescimento de 1,5% nas contratações do setor nos últimos 12 meses.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.