Logo da CBIC
21/11/2018

Empresas definem os objetivos estratégicos para a implantação do BIM no projeto BIM Colaborativo

Doze empresas participaram segunda (19) e terça-feira (20) da fase de entrevistas do projeto BIM Colaborativo, ação contida no projeto Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativa da CBIC com o SENAI Nacional.

Os encontros aconteceram na sede do Sindicato das Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF). A iniciativa visa viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano de empresas e profissionais do setor de construção civil, de forma inovadora. O projeto piloto está em andamento no Distrito Federal e após validação da metodologia será programado em outras regiões do país.

A primeira etapa do projeto, denominada “Worskhop BIM”, aconteceu em outubro e contou com um intenso trabalho de alinhamento conceitual com duração de 16 horas. Posteriormente, foi aplicado um questionário online, com o objetivo de mapear a realidade das construtoras e analisar como os processos BIM pode ser integrados da melhor forma.

Nesta semana, as empresas passaram por reuniões individuais com consultores para alinhar o entendimento de cada empresa, seus objetivos e informações pertinentes para viabilizar uma melhor implementação da inovação. Segundo o consultor BIM da CBIC que está coordenando a iniciativa, Rogério Suzuki, a agenda foi muito produtiva. “Deu para ver que a iniciativa é muito oportuna. Muitas empresas nunca tinham tido acesso a essas ferramentas estratégicas e estão sentindo a necessidade de passar por uma transformação para se adequar ao mercado devido ao BIM”, diz.

A próxima etapa será realizada de 12 a 14 de dezembro, e as empresas terão contato direto com os principais fornecedores de soluções BIM do mercado nacional (AltoQI, Autodesk, Bentley, Cadtec/Solibri/Vectoworks, Graphisoft e TQS) para conhecerem cada proposta e iniciar o processo de seleção de ferramentas para serem utilizadas na etapa do Projeto Piloto – fase operacional onde será desenvolvido um projeto para aplicar o conhecimento adquirido durante o projeto e permitir a percepção real dos processos envolvendo BIM.

O projeto piloto é uma parceria entre a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, o Senai Nacional, o Sinduscon-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.