Logo da CBIC
07/11/2018

Câmara entrega 1º Prêmio BIM da Administração Pública

A Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por Órgãos Governamentais, da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção entregou nesta quarta (7) o 1º Prêmio BIM da Administração Pública. A láurea tem o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que compõe o júri com o presidente de sua Comissão de Materiais Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC) Dionyzio Antonio Martins Klavdianos;  e a gestora da Comissão Raquel Ribeiro. A solenidade de premiação ocorreu no Salão nobre da Câmara dos Deputados.

A Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) é um conjunto de processos que abrange todo o ciclo de vida de uma edificação, desde seu planejamento até o pós-entrega. A modelagem oferece suporte a projetos ao longo de todas suas fases, oferecendo uma análise precisa dos processos e possibilitando mais proficiência na gestão dos recursos financeiros. A divulgação e democratização do uso do BIM é um projeto estratégico da CBIC correalizado com o SENAI Nacional.

De acordo com o coordenador da frente parlamentar, deputado Julio Lopes (PP-RJ), a premiação tem por objetivo disseminar conhecimento sobre a metodologia. “O BIM melhora a gestão, incrementando a produtividade e a qualidade das obras e, particularmente, no âmbito do setor público, contribui para o aumento da transparência nas compras públicas.”

Lopes destaca que a metodologia já é utilizada nas obras do Exército Brasileiro. “O BIM traz uma economicidade de até 30% no valor total da obra. O Exército já usa e atesta que passou a ter mais economia e eficiência no acompanhamento das obras. Precisamos implementar em todas as obras públicas brasileiras a exemplo do que já fez o Reino Unido e outros países da Europa”.

Categorias
O Prêmio BIM possui três categorias. Contratante: para órgãos da administração pública que tenham contratado a elaboração de projetos, a execução ou ainda o gerenciamento de obras de edificações ou de infraestrutura em BIM, executadas no território nacional, com comprovados ganhos de produtividade, qualidade, redução de custos, entre outros eventuais benefícios. Projetista: destinada a empresas projetistas contratadas pela administração pública. Educacional: para universidades, centros universitários e instituições de ensino técnico, públicos e privados, que tenham implantado disciplinas focadas na temática BIM.

Finalistas
Confira os finalistas de cada categoria:
Categoria Contratante
Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES)
Categoria Projetista
MD Brasil Arquitetos
2º Batalhão Ferroviário (Exército Brasileiro)
Comissão Regional de Obras 5 (Exército Brasileiro)
Categoria Educacional
Escola Senai “Orlando Laviero Ferraiuolo”
Universidade Federal de Viçosa
Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Março, 2024