Logo da CBIC
13/11/2017

Apresentados os Resultados da rede de pesquisa INOVATEC-FINEP com o tema prioritário de avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras e convencionais, com ênfase durabilidade, vida útil, custo ao longo do ciclo de vida de HIS

No seminário de avaliação de desempenho & inovação ocorrido em outubro, em São Paulo, no instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT, foram apresentados os resultados obtidos pela rede de pesquisa INOVATEC.

O projeto da rede de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de métodos e metodologias para avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação Técnica – INOVATEC – FINEP”, financiado pela FINEP – Inovação e Pesquisa, teve como missão desenvolver e aprimorar critérios de desempenho e novos métodos de avaliação relativos ao uso, à durabilidade, à vida útil e à sustentabilidade de edifícios, especialmente os construídos com sistemas construtivos inovadores. Assim, a rede operou com duplo propósito: sugerir aperfeiçoamentos à utilização da norma NBR 15575: Edifícios Habitacionais – Desempenho (ABNT, 2013) e contribuir com métodos de avaliação de materiais e sistemas construtivos, a fim de subsidiar o desenvolvimento de novas diretrizes de avaliação do SiNAT – Sistema Nacional de Aprovação Técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais.

A rede implementada em 2011 contou com a participação de dez instituições tecnológicas brasileiras selecionadas na Chamada Pública MCT/MCidades/Finep/Ação Transversal Saneamento Ambiental e Habitação 07/2009, Área Habitação, com o Tema Prioritário de desenvolvimento de métodos de ensaio e metodologias para avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais – SINAT, com ênfase em durabilidade, vida útil e custos ao longo do ciclo de vida no segmento da habitação de interesse social, bem como em estudos para identificação de gargalos e recomendação de aperfeiçoamento de normas técnicas de avaliação de desempenho de edifícios habitacionais.

As instituições de pesquisa e ensino integrantes da rede foram as seguintes: FAU/USP – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; FZEA/USP – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo; IAU/USP – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; PUC-Rio –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; UFS – Universidade Federal de Sergipe; UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Durante seis anos, a pesquisa, contou com a participação de mais de trinta doutores que contribuíram com a rede Inovatec e diversos alunos de mestrado, doutorado e treinamento técnico tiveram bolsas de estudo para atuarem nas pesquisas desenvolvidas.

Esse grande esforço de investigação contribuiu com o desenvolvimento de diferentes métodos de avaliação de desempenho relativos às edificações habitacionais e aos sistemas construtivos inovadores. Foram gerados relatórios, dezenas de artigos científicos e três livros foram publicados, consolidando os resultados da rede.

Os livros foram organizados na coletânea Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras, com os subtítulos: Manutenção e Percepção dos Usuários (Vol. 1); Materiais e Sustentabilidade (Vol. 2) e Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação (Vol. 3). Os livros foram coeditados pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC e são distribuídos gratuitamente pelo site http://www.antac.org.br/livros .

Durante o evento, que foi estruturado em mesas de debates e apresentações, os pesquisadores apresentaram os resultados da Rede Inovatec – Finep e lançaram o livro Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação, publicação que consolidada e é o registro de todos os resultados obtidos pela rede. 

Fonte: Livro Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação.

http://editorascienza.com.br/pdfs/usp/978_85_5953_029_2_completo.pdf

Fonte: Sinduscon-MG

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.