Logo da CBIC
03/12/2021

Tegra: Rede Piso a Piso garante maior proteção aos trabalhadores

“O Rede Piso a Piso garante menores riscos aos trabalhadores, se comparado aos sistemas tradicionais de proteção coletiva”. A afirmação é do gerente de Segurança da Tegra Incorporadora, Flavio Collado. O case foi apresentado no dia 23/11, em reunião online, aos membros da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O sistema de proteção coletiva também otimiza tempo de montagem e maior proteção nos serviços executados no limite externo dos pavimentos, assim como diminui o volume de resíduos (madeira) nos canteiros de obra, reduz o risco de projeção de material e não causa interferência na execução da alvenaria de vedação externa.

“Com esse sistema de proteção, o trabalhador fica em uma zona de risco controlada. Não há necessidade de cinto de segurança e de linha de vida. O trabalho é, ergonomicamente falando, mais fácil para o trabalhador. Dá para executar a atividade com risco controlado”, enfatizou Collado.

Dentre os resultados obtidos pela Tegra com a aplicação da rede piso a piso:

  • Redução das atividades de alto risco, com menor exposição dos colaboradores
  • Aumento da produtividade: execução de alvenaria externa, aplicação de gesso, contrapiso na sacada, instalação de gradil, pintura e acabamento interno
  • Economia de três jogos de bandejas secundárias, quatro carpinteiros a cada ciclo de três lajes
  • Redução na geração de resíduos com a diminuição de bandejas
  • Otimização na utilização da grua, pois o sistema de rede é leve e é transportado pela equipe do elevador cremalheira
  • O índice de desvio de trabalho em altura com a aplicação do sistema atingiu zero

O projeto foi um dos concorrentes ao Prêmio Produtividade do Mesmo Lado 2021, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), do qual o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, participou como jurado.

“O case é mais um exemplo de solução original e simples no canteiro de obra e de ganho de produtividade relacionado a sistemas construtivo”, destaca Klavdianos.

A iniciativa tem interface com o projeto Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.