Logo da CBIC
18/10/2021

Oficina Enic: alternativas de materiais em estrutura

Última oficina desta segunda-feira (18) apresentou possibilidades de materiais inovadores para o setor de construção civil  

O setor da construção civil passa constantemente por evoluções. Diante das crises econômicas, e atualmente a crise sanitária da Covid-19, que elevou os preços dos insumos para a construção, se faz necessária a pesquisa e aplicação de outros métodos e alternativas para a construção com impacto sustentável nos empreendimentos.

Países como Holanda e Japão já utilizam métodos construtivos inovadores como a Madeira Laminada Colada (MLC) e a impressão 3D em concreto. Durante a Oficina: Alternativas de materiais em estrutura, apresentada nesta segunda-feira (18), engenheiros e pesquisadores do setor trouxeram essas duas soluções para os participantes. O presidente da Comissão de Materiais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Dionyzio Klavdianos, foi o mediador da oficina juntamente com Renato Cortopassi, diretor técnico da Kalil Engenharia.

Soluções em madeira – A Madeira Laminada Colada (MLC) utiliza duas técnicas antigas. Foi concebida a partir da técnica da colagem aliada à técnica da laminação, ou seja, da reconstituição da madeira a partir de lâminas. “A MLC trouxe a utilização de peças mais agradáveis, com formas em linhas retas, apresentando projetos arquitetônicos mais interessantes e formas inusitadas, onde todos esses elementos são fabricados e montados. A madeira MLC, além de aconchegante, traz um visual fantástico”, explicou o professor Marco Aurélio Neto Bessa, Engenheiro Civil e Especialista em Avaliação Estrutural, projetos de Concreto Armado, Aço e Madeira.

Ao longo da oficina o engenheiro mostrou inúmeros empreendimentos que utilizam a técnica com madeira MLC e de Lâminas Paralelas ou Madeira Microlaminada (LVL). “Os LVL são feitos através de finas lâminas muito utilizadas para produzir hélices. A madeira LVL é bem mais resistente do que a madeira maciça. Uma das maiores obras de madeira do mundo é com madeira LVL, linda e tecnológica,” comentou Bessa.

Impressão 3D – Considerada uma tecnologia criativa, a  impressão em 3D vem sendo utilizada em pesquisas e tem um grande impacto na produção tradicional. “A tecnologia de impressão 3D em concreto é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de concepções geométricas, de formas livres e complexas, que em muitos casos são inviáveis pelos sistemas construtivos,” afirmou Marcos Honorato – Professor Adjunto Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (UNB).

Ao longo da oficina foram apresentadas novas alternativas de impressão 3D. Para Renato Cortopassi, as inovações são necessárias para o setor. “Espero que a gente tenha animado os profissionais da construção a trabalhar com madeira, concreto 3d e todas essas novas tecnologias”. Já para Klavdianos, as alternativas são opções para os momentos de crise. “Estamos passando por uma crise que envolve carência de materiais e alto custo dos mesmos. Isso nos obriga a procurar alternativas”, concluiu.

A oficina tem interface com o projeto “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize e Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.