Logo da CBIC
10/09/2021

Gant esclarece dúvidas sobre normalização dos guarda-corpos para edificação

Na quinta-feira (09/09) aconteceu a 7ª Reunião à distância do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant/Comat) de 2021, para discutir Guarda-corpos para edificação (projeto, ensaio e desempenho estrutural) e a atuação dos Grupos de discussão de Normas Regionais que integram o Gant.

O líder do Gant, Roberto Matozinhos, iniciou a discussão esclarecendo que o tema escolhido para a reunião partiu de uma dúvida da Vanessa Ambrósio, da LBX Construtora,  enviada para o Fórum do Portal de Normas Técnicas da CBIC, sobre as formas de comprovação da segurança dos guarda-corpos estabelecidas pelas normas técnicas brasileiras.

Para expor e debater o tema, foram convidados dois membros do Gant que atuam na revisão da ABNT NBR 14718 “Esquadrias – Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio”:

  • Lydio Bandeira, presidente da Comat do Sinduscon-Rio
  • Priscila Freitas, consultora do Senai-Cimatec

Lydio Bandeira apresentou a avaliação do desempenho de guarda-corpos e a divergência entre os requisitos da ABNT NBR 14718, da ABNT NBR 15575 e dos consultores de desempenho de edificações habitacionais, quanto à comprovação do desempenho através da realização de ensaios ou análise de projeto.

Priscila Freitas complementou a explanação, falando sobre as dúvidas que vivenciou, como consultora, geradas pelos textos conflitantes. Aproveitou também para atualizar, os presentes, sobre o andamento da revisão da norma ABNT NBR 14718 na Comissão de Estudos da ABNT.

Roberto Matozinhos ponderou: “Este tipo de discussão no Gant é muito rico e é o que garante nossa participação ativa e direta na revisão de uma norma, não deixando para o momento mais restrito e breve da Consulta Nacional”.

O segundo ponto da pauta foi apresentado por Roberto Matozinhos, que mostrou em uma linha do tempo, de 2013 a 2019, as ações e o crescimento do Gant, para chegar no momento, em 2019, da ideação e do fomento, à criação dos Grupos de atuação Regional. Em 2020, por causa da Pandemia de Covid-19 e outros motivos relatados pelos Grupos, a atuação regional no acompanhamento de normas técnicas diminuiu, o que foi visto com apreensão pelo Gant. Em busca de ideias para reverter a situação, Roberto perguntou aos Grupos de que maneira o Gant poderia apoiá-los.

Para acompanhar as alterações de Normas Técnicas do setor da construção, acesse o o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações das Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto “Inovação e Tecnologia”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.