Logo da CBIC
12/11/2020

Evento internacional reúne especialistas em BIM em ano chave para o Brasil

A 3ª edição do Seminário Internacional – A Era BIM reunirá especialistas nacionais e internacionais, nos próximos dias 24, 25 e 26 de novembro, para discutir os desafios do Brasil prestes a dar um passo importante rumo à implementação do BIM: a obrigatoriedade da adoção das tecnologias em projetos e obras públicas da administração federal a partir de 2021. Inscreva-se e participe!

Promovido pelo Sinaenco, com apoio institucional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento 100% digital conta com o patrocínio de Autodesk, Dassault Systemes, Graphisoft, Acca Software, Amanco Wavin, BIM Works e Hilti.

Além de discussões sobre a adoção da Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos públicos de infraestrutura, o evento irá abordar transformação digital e inovação no setor de arquitetura e da engenharia consultiva.

“O BIM representa uma mudança de paradigma, em lugar de desenhos de representação vamos passar à simulação, construindo modelos virtuais dos os espaços projetados desse modo o contratante passará a ter maior controle, precisão e economia na realização de empreendimentos públicos e privados”, ressalta o vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Eduardo Sampaio Nardelli.

Com temas como a contratação do BIM em obras públicas, bibliotecas BIM, interoperabilidade e lean construction, as atividades do 3º Seminário incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM. 

Dentre os mais de 30 especialistas que participarão do evento, esta edição contará com grandes nomes do BIM no mundo, como:

  • os norte-americanos Jeffrey W. Ouellette e Jonathan Ingram (conhecido como o pai do BIM)
  • o inglês Finith E Jernigan (autor do livro BIG BIM Little BIM)
  • o sulcoreano Ghang Lee (autor de Manual BIM)
  • o nigeriano Moses Itanola (BIM África)
  • o Indiano Dr. Amarnath (BIM Índia)
  • o holandês Rob Roef
  • o português José Carlos Lino.

 A inovação no setor da construção será tema de um painel específico, com apresentações da analista sênior de projetos da Agência Brasileira de Inovação e gerente do Departamento Regional Sudeste (Finep), Andrea Leal, da superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, Cristina, Zuffo, e do Head de Inovação da Andrade Gutierrez, André Medina. Esse painel será mediado pelo engenheiro Rogério Moreira do Senai-SP.

O seminário contará ainda com apresentações de:

  • André Baeta, engenheiro e auditor do Tribunal de Contas da União
  • Maria José Gullo, diretora da Sehab-SP
  • Patrícia Oliveira, arquiteta da Infraero
  • Eduardo Tavares, gerente de projetos da CPTM
  • Pedro Brito, diretor de investimentos da Artesp

Implementação BIM no Brasil

De acordo com o Decreto 10.306/20, a implementação da metodologia no setor público federal se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024. Nela, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações. Já a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.