Logo da CBIC
01/09/2020

Inscrições abertas para o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), lançou nesta terça-feira (1), a 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. Com objetivo de reconhecer e divulgar soluções relacionadas à tecnologia, gestão da produção e sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil, as inscrições para as cinco categorias do prêmio estão abertas até o dia 20 de outubro. Inscreva-se e participe!

Convidado para o lançamento, o professor e presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Sergio Scheer, apresentou o tema “Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação para a Construção” e destacou que a estratégia da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNTCI) existe e conta com a participação da CBIC e de outras entidades do setor, visando o fomento da pauta. “Temos que lutar pela perenidade das políticas voltadas para a indústria da construção. Hoje uma nova atuação da SNCTI une universidades, centros de pesquisa e empresas. Mas o orçamento voltado para esses projetos ainda não beneficia tanto o setor da construção civil. Essa é uma necessidade que precisamos ter em mente e devemos trabalhar para mudar a realidade”, explicou.

Scheer apontou três chaves para o sucesso de projetos focados em inovação e sustentabilidade. “A primeira chave para o sucesso é a educação, e atualmente vemos uma concentração de talentos nas universidades. A segunda é a inovação, voltada a produzir conhecimento e a formar pessoas que tenham em mente construções inovadoras, pois  quanto mais tecnologia, mais valor agregado e mais empregos gerados. Por fim, a terceira chave é o empreendedorismo. No Brasil já são quase mil de construtechs que trabalham com sustentabilidade, o que significa que estamos no caminho certo”, disse.

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, acredita que apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, a iniciativa será um sucesso de participação e de novidades com os projetos inscritos. “Esse é um tema recorrente, que desde que a gente se forma em engenharia ou arquitetura e se envolve com a construção, busca algo relacionado a inovação e sustentabilidade. Mas o setor ainda está bem aquém do que poderíamos estar.  Por isso, o prêmio ajuda a dar um passo rumo às novidades do mercado”, ressaltou.

Sobre as novidades desta edição, Klavdianos informou que a evolução da Categoria Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a categoria de Startups, além da inscrição das inovações por meio de vídeos e a abertura da participação do público na votação na etapa final são os grandes destaques. “As modificações efetuadas contaram com a parceria do Grupo CBIC Jovem, formado por jovens empresários da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade. A nova categoria startup foi pensada para dar voz às construtechs que são cada vez mais numerosas. Já o impacto de produtividade da inovação é o critério de avaliação que vale mais pontos, pois esse é o objetivo do prêmio, avaliar os benefícios gerados no setor produtivo com a iniciativa”, explicou.

Podem concorrer à premiação, profissionais que atuem em empresas públicas, mistas ou privadas, startups, órgãos públicos, pesquisadores, professores, profissionais autônomos e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o País e de empresas e instituições estrangeiras.

Categorias do Prêmio

  • Categoria Materiais e Componentes: soluções em materiais e componentes de qualquer natureza.
  • Categoria Sistemas Construtivos: soluções em Sistemas Construtivos de qualquer natureza.
  • Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): soluções que envolvam materiais, componentes, sistemas construtivos que ainda estejam em fase de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no âmbito de empresas com departamento específico instalado ou não.
  • Categoria Pesquisa Acadêmica: soluções com foco no desenvolvimento de pesquisas em materiais e componentes, sistemas de produção, sistemas ou processos construtivos de qualquer natureza realizadas no âmbito de institutos de pesquisa ou universidades.
  • Categoria Startup: soluções aptas para comercialização, que utilizem tecnologias digitais com potencial de repetição e ganho de escala, e com as primeiras vendas já realizadas, independentemente da quantidade de clientes ou faturamento.

A 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade está inserido no projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.