Logo da CBIC
03/02/2020

Projeto Construção 2030 será apresentado à cadeia produtiva em SP

O projeto ‘Construção 2030’,  lançado há dois anos no Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis, foi baseado na metodologia de foresight – estudo de pensamento de futuro – e está dentre os pilares estratégicos da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O projeto será apresentado pela entidade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), à cadeia produtiva do setor, nesta terça-feira (4/2), das 9h às 12h30, na sede do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP).

De acordo com o vice-presidente da área de Inovação da CBIC e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), Dionyzio Klavdianos, o ‘Construção 2030’ tem a oportunidade de expandir, ao ser apresentado oficialmente aos diversos segmentos que compõem a cadeia construtiva. “O convite para o pacto da construção será o marco para grandes transformações esperadas rumo a construção 5.0”, explica Klavdianos.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, falará sobre ‘Visão e perspectivas do governo para a Indústria da Construção’. Antes, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, detalhará ‘As oportunidades para a cadeia produtiva levar suas demandas aos poderes Executivo e Legislativo e à CNI [Confederação Nacional da Indústria]’.

A programação também contará com uma mesa redonda sobre as ‘Mudanças no ambiente de negócios e necessidades de mudanças na cadeia da construção’, para a qual foram convidados:

  • Gustavo Leal, diretor de operações do Senai Nacional;
  • Luiz Henrique Ceotto, sócio sênior da Tecnoeng Consultoria;
  • Renato Lomonaco, gerente de projetos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc);
  • Wilton Caletani, consultor estratégico BIM (Building Information Modeling);
  • José Carlos Martins, presidente da CBIC, como moderador.

O projeto, que visa manter um olhar para o futuro da construção no mundo e os cenários para o País nesse futuro, começou pelo ‘Habitação 10 anos no Futuro – Onde estamos e para onde podemos ir’, definido no referido Estudo Foresight de autoria da Comat/CBIC. A iniciativa está inserida no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’, realizado pela CBIC e o Senai Nacional.

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.