Logo da CBIC
03/12/2018

Gerente da ABNT apresenta diretrizes e uso de ferramentas para normatização

Você sabia que sistematizar o conhecimento sobre a construção civil pode desenvolvê-la cientifica e tecnologicamente e torná-la mais competitiva e sustentável, além de contribuir para o aumento da qualidade do produto e satisfação do consumidor? Para ajudar empreendedores a buscarem esses objetivos, a gerente de planejamento e projetos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Márcia Cristina de Oliveira, foi convidada para apresentar, na quinta-feira (29), em Brasília, o seminário ‘Diretrizes e uso de ferramentas para participação no processo de normatização’, uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Senai Nacional.

O evento foi transmitido via perfil da CBIC no Youtube. A apresentação segue disponível, na íntegra.

A gerente da ABNT falou sobre o histórico da ABNT nos últimos 45 anos e o cenário internacional nesse período. Ela detalhou o fluxo do processo brasileiro da normalização, as regras para estrutura e redação de documentos técnicos e explicou como o empreendedor pode participar do desenvolvimento da normalização.

“Qualquer pessoa pode consultar as normas vigentes no site da ABNT, e pode, também, demandar a criação de uma nova norma ou a revisão de uma norma existente, para melhor prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado sobre uma determinada atividade, por meio de documentos normativos”, informou Márcia Cristina.

Segundo a gerente, para alcançar a normalização é preciso trabalhar alguns critérios e exigências. “Aqui no Brasil nós seguimos um padrão: ao recebermos a demanda ela é tratada por um grupo de especialistas, que elaboram um texto, que vai para consultas, o resultado disso é analisado e só então se publica a norma”, resumiu. “Isso é assim no mundo todo”, reforçou, defendendo a participação do máximo de interessados em prol da qualidade.

Márcia Cristina também explicou o papel e o funcionamento da Consulta Nacional, um mecanismo de participação da sociedade na melhoria da qualidade dos documentos normativos; apresentou o ambiente de trabalho on-line ABNT Livelink, plataforma utilizada pelos envolvidos na normalização; e da Conexão DT, um portal de comunicação e integração dos participantes do processo.

O seminário foi o segundo realizado pelo Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC e faz parte do projeto Gestão das Normas Técnicas do Setor, uma iniciativa da CBIC e do Senai Nacional.

O público-alvo do evento são engenheiros, arquitetos e profissionais que façam parte de grupos de acompanhamento de normas técnicas existentes ou interessados em formar grupos regionais nas entidades, instituições e empresas, para discutir e participar do processo de normalização. O fomento à criação de grupos regionais tem o objetivo de ampliar o acompanhamento do processo de normalização aplicável ao setor da construção, disseminar a discussão técnica de Normas e garantir o posicionamento dos profissionais em matérias de relevância para a coletividade do setor da construção do Estado/Região.

“O objetivo é sensibilizar o setor sobre a importância da discussão de normas técnicas e participação no processo de normalização”, destacou Raquel Ribeiro, gestora dos Projetos de Inovação & Tecnologia da CBIC.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.