Logo da CBIC
28/11/2018

Encontro em Brasília discute implementação do BIM na América Latina

A consolidação da inovação no setor da construção terá impacto positivo para o desenvolvimento no Brasil. Foi demonstrando esta convicção que o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou da abertura do ‘2º Encontro BIM de Governos Latino-americanos: BIM na construção pública’, na noite de terça-feira (27), no auditório de um hotel em Brasília.

“A indústria da construção está na firme determinação de ser o novo carro-chefe do desenvolvimento no Brasil. Da sua parte, o governo tem demonstrado que quer a participação do setor privado e tem criado mecanismos, iniciativas e políticas para os empreendedores seguirem nesse trabalho”, afirmou Martins, se referindo à Estratégia Nacional para Disseminação do BIM (Estratégia BIM BR), lançada em maio deste ano pelo governo brasileiro, e que teve participação da CBIC em sua elaboração.

O evento, que segue até a quinta-feira (29), é dirigido a governos da América Latina interessados em implementar as metodologias e tecnologias BIM em suas obras. O objetivo é discutir o funcionamento e a governança de uma rede internacional sobre o modelo. Participam das discussões representantes de governos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai.

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM) consiste em um conjunto de processos e tecnologias dedicados a aprimorar as práticas do setor, beneficiando tanto os contratantes quanto a indústria da construção.

O encontro é promovido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A abertura do Encontro também contou com a presença do especialista Bilal Succar, referência internacional no estudo e aplicação do BIM, que traçou um panorama sobre o tema no mundo hoje. Atualmente, ele desenvolve a pesquisa Avaliação de Nível de Macro Adoção do BIM em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e México. Uma iniciativa do BID e do MDIC, com o apoio da CBIC, o estudo se refere a um nível mais de amplo de adoção, atingindo não apenas um determinado segmento específico mas todas as atividades da indústria da construção em um país.

Ainda participaram o ministro Marcos Jorge (MDIC), o representante do BID no Brasil, Hugo Flores Timoran e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto Ferreira, além de integrantes de outras entidades ligadas ao tema.

Nesta quarta-feira (28), o evento contou com:
– Painel ‘Oportunidades para Desenvolvimento do BIM na América Latina e Caribe’, por Vandeleia Radaelli (BID);
– Recapitulação do primeiro encontro, realizado no Chile;
– Apresentações das comitivas sobre ‘Avanços e Perspectivas Futuras para o BIM’, no Brasil, Argentina, Chile, México, Uruguai, Colômbia e Costa Rica;
– Apresentação ‘Panorama Global sobre BIM e matriz de maturidade’, por Bilal Succar;
– ‘Revisão e Construção de Padrões: o caso chileno’.

Para quinta-feira (29), estão previstas:
– Apresentação do ‘Programa de Bienes Públicos Regionais’, por Vandeleia Radaelli (BID);
– Apresentação de resultados da ‘Pesquisa Objetivos e Atividades’, por Pauline Henriquez (BID)
– Mesas de trabalho para validação de propostas de atividades sobre o ‘Projeto de Bens Públicos Regionais’.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.