Logo da CBIC
13/11/2018

Encontro nacional em Foz do Iguaçu debate tecnologia do ambiente construído

Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participam, até esta quarta-feira (14), do XVII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac 2018), considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído. O evento ocorre em Foz do Iguaçu e reúne representantes de instituições, academia, empresas públicas e privadas. A programação conta com palestras, oficinas e painéis.

O encontro é bienal e organizado pela Associação Nacional da Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). O tema desta edição é Desafios da Inovação no Ambiente. As sessões plenárias foram programadas de forma a debater este tema, com a participação de pesquisadores, representantes de órgão públicos e de empresas do setor. O objetivo é compreender as barreiras e potencialidades para a inovação na área da Tecnologia do Ambiente Construído no Brasil, além de conhecer e aprender com as experiências de sucesso em outros países.

Integrante da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC e assessor do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinducon-MG), Roberto Matozinhos, fez parte da mesa de abertura. “Foram mais de 500 participantes e 899 trabalhos inscritos. A CBIC também pode mostrar seu trabalho no campo da inovação. A principal conclusão foram os benefícios que a aproximação entre entes, empresas e poder público pode trazer”, comenta. Também este presente o diretor de ciência e tecnologia do Sinduscon-PE e membro da Comat, Serapião Bispo Ferreira Neto. A ação está contida nos projetos: Gestão das Normas Técnicas do Setor e Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativas da CBIC com o SENAI Nacional.

Na segunda-feira (12), ocorreu o painel “Impactos do SINAT e da Norma de Desempenho na inovação da construção habitacional”, moderado pelo professor Luis Carlos Bonin (UFRGS), os debatedores Salette Weber (MinCidades), Vanderley M. John (USP) e Roberto Matozinhos (CBIC). Foram debatidos pontos importantes da difusão da norma de desempenho no ambiente construído. O representante do CBIC, Roberto Matozinhos, apresentou as diversas ações desenvolvidas pela câmara brasileira da construção em relação à norma de Desempenho a NBR 15575 (2013).

O evento também abordou outros temas contemporâneos da sociedade brasileira, envolvendo profissionais, empresas, construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos, docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação e outros profissionais atuantes no ambiente construído.

Veja mais informações no site do evento.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.