Logo da CBIC
13/11/2018

BIM atrai grande público à Fiepa

Com o auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) completamente lotado, foi realizado nessa segunda-feira (12) o “Workshop Implementação do BIM”, uma realização técnica do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-PA), e promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Para a adoção do “Building Information Model” (ou “Modelagem da Informação da Construção”), o Sinduscon-PA deverá liderar a criação de um grupo de trabalho para fomentar a discussão e organizar a cadeia produtiva local, viabilizando um fórum permanente de discussão e disseminação desta impactante inovação. “Somos protagonistas de um novo momento, abertos para fazer um ambiente de excelência”, declarou o presidente do sindicato, Alex Carvalho, em convocação ao setor no pronunciamento de abertura.“Queremos criar um ambiente de segurança e de transparência às construtoras e incorporadoras”, explicou Alex Carvalho. “Esse conjunto de possibilidades que está sendo oferecido permite acurácia nos procedimentos e ações assertivas”, entende ele.

Os processos BIM oferecem uma série de vantagens, desde melhoria da qualidade do projeto, à precisão no planejamento em relação a prazo e custo. Segundo o especialista da CBIC, Rogério Suzuki, que apresentou a coletânea de Implementação do BIM para Construtoras, dois fatores que considera chaves para o sucesso desta inovação são a relação colaborativa entre as partes envolvidas e a interoperabilidade de softwares. “Quanto à decisão, a mensagem que dou é: não percam tempo”, disse ele, sobre o cenário atual do país e a potencialidade de benefícios com a adoção.

Com expertise em softwares, os dirigentes Diego Vargas, da empresa Graphsoft Brasil, e Leonardo Tavares, da Bentley Systems Brasil – ambos de grande representação nacional e com matrizes estrangeiras –, apresentaram as possibilidades das ferramentas e resultados práticos. Priscila de Castro, gerente de Projetos e do Departamento BIM da construtora Sinco Engenharia, demonstrou ao público a experiência bem-sucedida da empresa com uso do BIM e Luis Henrique Wescinski, gerente de Projetos da Bim Brasil, apresentou o primeiro caso da empresa em Belém com a modelagem total no empreendimento “Way Batista Campos”, um edifício de 30 pavimentos da incorporadora urbix em parceria com a gerenciadora de projetos, Bauhaus PM e Bim Brasil, a obra já se iniciou e tem perspectiva de término em 2022.

De acordo com Rogério Suzuki, a segunda fase do projeto em desenvolvimento pela CBIC, é a iniciativa: “BIM Colaborativo”, que viabiliza, de forma prática, o suporte inicial da implantação nas empresas interessadas. Em breve, após a realização do piloto no Distrito Federal, a metodologia será oferecida a outras regiões que já receberam o evento.

O Workshop Implementação do BIM em Belém teve a Fiepa como um dos patrocinadores oficiais com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wiz Soluções, Sienge Platform e Eunos. O apoio foi da Mútua-PA e Crea-PA.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.