Logo da CBIC
11/10/2018

Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM impacta participantes com discussões e experiências compartilhadas

Incorporação do BIM nas universidades públicas brasileiras já é uma prática

Foi realizado na Universidade Estadual de Campinas, de 17 a 19 de setembro, o I Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM, promovido pela Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (Antac) e idealizado pelas professoras e pesquisadoras Regina C. Ruschel (Unicamp) e Mariana Monteiro Xavier de Lima (UFC). Regina e Mariana são coordenadoras do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção (GT.TIC) da Antac. A Modelagem da Informação da Construção (BIM) se viabiliza por um conjunto de tecnologias, processos e políticas, que afetam as entregas e relacionamentos em toda cadeia construtiva, transformando a prática e, consequentemente, o ensino dessa ação. Dessa forma, o objetivo do encontro foi estimular a troca de experiências sobre a capacitação em BIM, já se colocando como uma ação da Antac em sintonia com a Estratégia Nacional BIM-BR.

O encontro reuniu professores, pesquisadores, instrutores e consultores. Ao todo, 60 participantes, representando 29 universidades brasileiras, compartilharam experiências. Foram apresentadas 20 experiências didáticas, 11 planos de execução BIM educacionais, três desenvolvimentos de conteúdo e três descrições de especializações em BIM. Entre as iniciativas, observou-se ênfase em Engenharia Civil e Construção (16 casos), Arquitetura (13 casos), integração de Arquitetura e Engenharia Civil (5 casos). Todo o conteúdo apresentado no evento está disponível em http://www.antaceventos.net.br/index.php/enebim/2018/schedConf/presentations.

Os participantes foram envolvidos em sessões interativas que expandiam a compreensão das temáticas apresentadas em palestras.

O professor Mohamada Kassem, da Northumbria University do Reino Unido, apresentou a palestra “Macro-BIM adoption: Assessing and benchmarking market-wide maturity and policies”, que detalha um instrumento de avalição do nível de maturidade da adoção de BIM em um país. Os participantes tiveram a oportunidade de utilizar o instrumento e participar de uma avaliação do nível de maturidade da adoção do BIM no Brasil. Para tal, foi assinado um acordo entre a iniciativa BIMe e a Antac (http://bimexcellence.org/projects/macro-adoption/macro-adoption-studies/macro-bim-adoption-in-brazil/).

O professor Eduardo Santos Toledo, da Universidade de São Paulo, apresentou a palestra “As Ações de Capacitação do Plano Estratégico de Disseminação do BIM”. Associada à exposição foram desenvolvidas, pela Organização do evento, duas sessões interativas: uma para identificar barreiras para a adoção do BIM no ensino de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo e outra para discutir ações estratégicas de capacitação e disseminação do BIM. Seguindo uma dinâmica de levantamento, classificação e ordenação, os participantes identificaram que as barreiras para a adoção do BIM no ensino estão relacionadas a pessoas, metodologias didáticas, regulamentação, infraestrutura e tecnologia e por fim financeiras, nessa ordem de dificuldade. Um processo de discussão rotativa e acumulativa resultou numa riquíssima proposição de ações para as estratégias de capacitação e disseminação do BIM categorizadas para os públicos alvos tomadores de decisão, gerentes, técnicos (projetista, orçamentistas, planejadores), e alunos em formação (graduação ou técnico).

Foram também realizadas duas mesas redondas: de pesquisas sobre o ensino de BIM e de cases de ensino premiados. A professora Érica Checcucci, da Universidade Federal da Bahia, apresentou uma síntese das pesquisas sobre o ensino de BIM já realizadas no Brasil, concluindo que já termos grande quantidade de material de orientação sobre como implementar BIM no ensino. A professora Mônica Santos Salgado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou resultados de pesquisa de BIM que culminam em propostas para o ensino de Arquitetura e Urbanismo através de ferramentas digitais. Os professores Kleos M. Lenz Cesar Jr. e Douglas Lopes de Souza, da Universidade Federal de Viçosa, e Regina C. Ruschel, da Universidade Estadual de Campinas, apresentaram cases de ensino de BIM finalistas na categoria Academia no Prêmio de Excelência BIM Sinduscon-SP de 2017.

Finalizando o evento, o professor Mohamad Kassem ministrou uma segunda palestra denominada “Digital Transformation in the Built Environmente: Challanges and Approaches for the 21th Learning”. Essa última tirou todos de sua zona de conforto, mesmo sendo a grande maioria de inovadores no ensino. Kasssem chamou atenção para o tempo acelerado da integração de tecnologias existentes e transformações dirruptivas resultantes com o advento da Industria 4.0.

O ENEBIM 2018 teve grande impacto sobre os participantes, resultado das discussões realizadas, do compartilhamento de experiências e do vislumbre de conhecimento de fronteira. O material apresentado demonstra que a incorporação do BIM nas universidades públicas brasileiras foi iniciada. O acesso gratuito e permanente às experiências apresentadas, assim como palestras e mesas redondas, é um compromisso de disseminação do conhecimento da Antac. A próxima edição do evento será em 2019.

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.