Logo da CBIC
13/07/2018

Casa Inteligente é destaque na Olimpíada do Conhecimento em Brasília

A Casa Inteligente é dividida em quarto, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e jardim. O espaço apresenta desde equipamentos do dia a dia, embutidos com alta tecnologia, a sistemas inteligentes mais sofisticados. No quarto, por exemplo, você pode interagir por comando de voz, testar um guarda-roupa virtual, configurar a janela digital que simula ambientes externos. Na sala de estar é possível espelhar o celular em uma tela sensível ao toque e usar games, chamada de voz, internet e outras funcionalidades. O banheiro conta com um sistema de reaproveitamento de água para o jardim e também permite interação. No espelho, uma tela com informações do dia a dia. E, ainda durante o banho, é possível responder a mensagens do Whatsapp que ficaram atrasadas.

Interagir com todas essas funcionalidades da indústria 4.0 já é possível nos dias de hoje. Elas foram apresentadas ao público de Brasília durante a Olímpiada do Conhecimento 2018 (OC2018), evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi) que apresentou na última semana (entre os dias 5 a 8 de julho) inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a indústria.

A INOVAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS

1- Banheiro da Casa inteligente – Ao entrar no banheiro da Casa Inteligente, o design do vaso sanitário já chama atenção. E logo você vai perceber que a peça se tornou uma solução moderna. O assento tem ajuste de aquecimento. A descarga é ativada por um sensor e funciona automaticamente, sem falar que a peça tem desodorização automática e intensa. A peça é bastante comum no Japão.

2- Máquina de lavar roupas com dois cestos – Agora dá para lavar, ao mesmo tempo, roupas brancas e coloridas, roupas de bebê e pesadas, com o sabão e o amaciante específico para cada um deles, sem manchar. A máquina de lavar 15 kg da Casa Inteligente é a única lavadora do mercado com cestos independentes. Além disso, ela tem enxágue antialérgico, que remove quatro vezes mais sabão que o enxágue normal, diminuindo riscos de irritações na pele e residual nos tecidos.

3- Casa controlada por tablet, aplicativo e voz – Que tal controlar a iluminação da sala da sua casa e do seu quarto por voz ou tablet? Isso já é uma realidade. Funciona assim: se você for ver um filme, com um único comando as luzes diminuem, o home theater liga juntamente com a TV, as cortinas se fecham e a TV vai para o canal do filme ou série que o usuário costuma assistir. Outra atração do sistema de automação é o monitoramento do consumo de energia em tempo real. Com a possibilidade de controle total dos gastos em cada ambiente, tornando o imóvel mais sustentável.

Em uma área de 25 mil metros quadrados, a OC2018 atraiu em cinco dias de evento cerca de 46 mil pessoas, entre representantes de empresas, do governo e estudantes. De acordo com o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, que também é diretor-superintendente do Sesi, o intuito da Olimpíada é mostrar a necessidade de a indústria inovar constantemente para melhorar a qualidade de vida da população, ser mais eficiente no uso de recursos naturais e gerar melhores empregos e renda. “No domínio das tecnologias 4.0, a educação assume papel central. Por isso, no evento, foram apresentadas inovações usadas em salas de aula do Sesi e Senaipara formar o profissional do futuro e prepará-lo para lidar com um mundo dinâmico de constantes e rápidas transformações”, afirma Lucchesi.

BIM, A MUDANÇA DE PARADIGMA

Na área da indústria da construção, outra atração da OC2018 foi o escritório Building Information Modeling (BIM). A inovação permite desde uma dinâmica colaborativa entre os profissionais de projeto, o acompanhamento da obra sem sair do escritório até o repasse das informações no modelo para as fases de uso e manutenção. No evento foi apresentada a utilização de óculos de realidade aumentada, que permite acompanhar, de forma tridimensional, o avanço da construção.

“Essa tecnologia é o futuro da indústria civil brasileira, tanto para os engenheiros quanto para os arquitetos. O escritório BIM é a tecnologia mais avançada no mercado da construção. Principalmente, levando em consideração o apoio que o governo está dando para a disseminação do tema, com a criação de decretos e grupos de trabalhos específicos”, explica o analista de Desenvolvimento Industrial do Senai, Luís Alberto Silva.

Foi apresentada também uma plataforma em nuvem para colaboração em projetos de engenharia e arquitetura, que utiliza vários elementos de visualização, como notebooks, smartphones e óculos de realidade aumentada. A ideia é mostrar como podemos visualizar modelos de projetos em forma de hologramas, e como podemos fazer a interação entre o mundo real e o
digital.

Segundo a especialista em Desenvolvimento Industrial (Unidade de Inovação e Tecnologia) Dyanna Tavares, a parceria com a CBIC é fundamental para estimular a inovação no setor da construção. “Estamos desenvolvendo diversas ações no tema com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em conjunto com os departamentos regionais do Senai. Desenvolvemos desde a área de educação profissional até assessoria e consultoria em projetos de inovação para a indústria da construção civil utilizando a metodologia BIM, que podem nos auxiliar para a melhoria e qualidade de nossas obras.”

22º PRÊMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE É DIVULGADO NA OC2018 PARA PÚBLICO ESPECIALIZADO

A convite do Senai Nacional, a gestora dos Projetos de Inovação & Tecnologia, Raquel Ribeiro, fez uma breve apresentação da 22ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade para os profissionais presentes na Arena do Conhecimento na OC2018. O prêmio é uma iniciativa da CBIC por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), e conta com a correalização do Senai Nacional. O prêmio tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar soluções inovadoras que contribuam para a modernização da indústria da construção brasileira, segundo a gestora.

Podem concorrer profissionais, órgãos públicos, pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o País, além de empresas e instituições estrangeiras que desenvolvam trabalhos cujos resultados contribuam para a modernização da construção civil brasileira. As categorias são Materiais e Componentes; Sistemas Construtivos; Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Pesquisa Acadêmica; e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC’s). Em qualquer uma dessas cinco categorias também poderão ser apresentados trabalhos que consistam de estudos de caso.

Os trabalhos serão avaliados e pontuados de acordo com os seguintes critérios: impacto sobre a produtividade do processo de produção; impacto sobre o desempenho do bem final a ser produzido para os seus usuários; impacto sobre a sustentabilidade;
viabilidade da inovação proposta; funcionalidade; grau de inovação, e métodos de desenvolvimento.

O vencedor de cada categoria, além de receber o troféu e participar da cerimônia de premiação promovida pela CBIC, no dia 11 de dezembro, em Brasília, participará de missão técnica internacional em 2019 para Paris, na França; registro em vídeo para disseminação da iniciativa e divulgação da inovação no site da CBIC, e anúncio na revista Techné da Editora PINI.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, no sistema de inscrição online disponível no endereço eletrônico http://www.cbic.org.br/premioinovacaoesustentabilidade. Para acessar o regulamento do 22º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, clique aqui. Participe!

(Matéria com informações da Agência de Notícias CNI)

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.