Logo da CBIC
01/12/2017

Campo Grande sedia o 14º workshop de implementação do BIM na Indústria da Construção.

O objetivo da noite foi sensibilizar a cadeia produtiva de que o BIM é uma realidade, que está acontecendo, e Campo Grande não pode ficar para trás.

Processos que integram todos os segmentos de uma obra e que traz eficiência, otimização do tempo, minimização de custos e de perdas na construção. Foi assim que, o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção de Mato Grosso do Sul – Sinduscon-MS, Amarildo Miranda Melo, apresentou o BIM (Building Information Modeling) ao público, na abertura do workshop realizado na noite de ontem (29/11), na escola SENAI da Construção, em Campo Grande/MS.

A Capital Sul mato-grossense foi a 14ª cidade a receber o Road Show, e a última de 2017, conforme ressaltou Paulo Sanches, líder do projeto de disseminação do BIM da COMAT/ CBIC, ele também destacou o objetivo da realização do evento na capital. “O objetivo que estamos tendo de visitar 14 capitais, é a difusão da tecnologia para todo o setor da Construção Civil, porque isso não é mais alguma coisa utópica, o Brasil inteiro está utilizando ou buscando caminhos pra utilizar e acreditamos que Campo Grande não poderia ficar de fora”, ressaltou ainda que com o público de Campo Grande aproximadamente 2 mil pessoas já assistiram ao Road Show.

Durante o workshop, realizado pelo Sinduscon-MS, com correalização da CBIC e do SENAI Nacional, e apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Senai regional, Crea-MS e CAU-MS, o público de mais de 100 pessoas, composto por empresários, profissionais liberais, representantes de órgãos públicos e estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os processos BIM e debater com os especialistas as vantagens de sua aplicação e as tecnologias existentes.

O gerente comercial da Bentley Brasil, empresa há 32 anos no mercado de software e tecnologia para engenharia, Leonardo Tavares, apresentou ao público o papel das desenvolvedoras de softwares BIM e ressaltou que “Já existe um esforço há mais de 10 anos para se avançar com essa tecnologia. Existem casos bem sucedidos e o esforço agora é para que todo o ecossistema adote a metodologia, pois softwares BIM pode atender todo o ciclo de vida de um empreendimento, da concepção de um projeto ao pós-obra.” destacou ele.

Objetivando mostrar aos presentes mais uma possibilidade tecnológica para implementação do BIM, o especialista técnico em AEC Autodesk, Victor Diniz, apresentou os softwares em BIM da empresa e destacou que a tecnologia traz muitos benefícios para a construção civil. “Temos casos com resultados excelentes no Brasil e vários no mundo, então a ideia é entender melhor o mercado brasileiro para que a Autodesk realmente ajude o profissional e às empresas a se desenvolverem nesse sentido. Grandes empresas brasileiras e órgãos públicos já utilizam o BIM e têm grandes ganhos. Acredito que é questão de tempo para que essa cultura se instale aqui no Brasil como um todo”, comentou.

O diretor da empresa Quattro D, Rodrigo Girardi, representante do segmento de modelagem BIM, apresentou ao público a possibilidade de utilizar o processo em uma construtora ou incorporador de forma rápida. Ele explicou que através de empresa como a Quattro D as construtoras podem iniciar suas obras usando a metodologia BIM. “Elas podem contratar empresas para fazer a modelagem em BIM, de projetos em 2D, e utilizar o empreendimento modelado para planejamento e acompanhamento da construção. Assim irão utilizar a informação para diminuir o retrabalho, custo de material, maior aderência ao planejamento e assim por diante”, disse. Todavia, Girardi destacou a importância de certos cuidados ao contratar uma empresa de modelagem, destacando a necessidade de ter um contrato definindo as obrigações. “Quais são as disciplinas que serão modeladas, a forma como modelar, porque o modelo BIM não se preocupa só em fazer o modelo 3D, mas também se esse modelo está aderente à forma como a construtora planeja a obra, como orça a obra, como executa a obra. Caso contrário, o BIM se torna apenas um modelo de visualização e não consegue ser aplicado na obra”, concluiu.

Um ponto em comum citado por todos os palestrantes durante o evento foi à necessidade de levar mais conhecimento aos profissionais da indústria da construção, como ressaltou Rogério Suzuki, consultor BIM da CBIC e coordenador técnico da Academia BIM do Sinduscon/SP: “A falta de informação no mercado sobre o BIM, que é um conceito relativamente novo na indústria da construção, e, de certa forma complexo, motivou a CBIC para a realização desse Road Show, porque não se resume a mudar o software, mas é preciso mudar a cultura da empresa, os processos. Ainda notamos certa resistência na implantação do BIM, principalmente por conta da crise econômica, quando não é fácil pensar em investimentos, mas é na recessão que temos tempo para nos preparar para o reaquecimento do mercado”, destacou.

O presidente do Sinduscon-MS, também ressaltou a necessidade de mais informações e de disseminar a cultura do BIM em Mato Grosso do Sul, tanto para as empresas quanto para o setor público. “Queremos mostrar que o BIM é uma realidade, seja para a empresa de pequeno ou grande porte, seja para um órgão do governo, o que precisamos é aumentar a eficiência do setor, possibilitar maior transparência e aumentar a precisão no processo construtivo”. Ele ressaltou ainda a importância do evento em Campo Grande, “o BIM é um caminho sem volta e as empresas de Mato Grosso do Sul ainda estão começando a trabalhar com a plataforma, por isso a importância do workshop, é necessário o setor se atualize, por que senão, corremos o risco de ficar para trás”, finalizou.

 (Com informações do Sinduscon-MS)

 

COMPARTILHE!

Agenda COMAT

Este Mês
Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.